Paulo Portas e Filipe Nyusi enaltecem relações entre Portugal e Moçambique

África pode ser o continente surpreendente do século XXI, acredita vice-primeiro-ministro.

Foto
Enric Vives-Rubio

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e o candidato às presidenciais de Moçambique Filipe Nyusi estiveram reunidos esta terça-feira, em Lisboa, numa "muito boa discussão" sobre os interesses de ambos os países numa relação bilateral tida por "excepcional".

"Estou convencido, como tenho dito muitas vezes, que África pode ser o continente surpreendente do século XXI e que Moçambique tem todas as condições para ser uma história de sucesso no continente africano", realçou Paulo Portas, que falava em conferência de imprensa conjunta com o ministro da Defesa de Moçambique e candidato presidencial da Frelimo, Filipe Nyusi.

O governante português realçou a "muito sólida" relação entre os dois países "tanto no plano político, como no plano cultural, como no plano económico", enaltecendo o crescimento "de todos os indicadores que devem crescer", casos das exportações e do investimento, por exemplo.

Já Filipe Nyusi frisou que Moçambique, como Portugal, deve "fazer política para a economia".

"Sabemos que os nossos povos precisam de bem estar. A nossa conversa foi no sentido de que a política que exercermos tem de ajudar no bem estar das nossas populações", acrescentou o candidato presidencial.

Agricultura, infra-estruturas e investimentos entre os dois países foram algumas das matérias discutidas na reunião, que demorou cerca de uma hora e decorreu no Palácio das Laranjeiras, onde Paulo Portas tem o seu gabinete.

Sugerir correcção
Comentar