Paulo Portas considera que visita a Angola teve “sentido construtivo” no relacionamento bilateral

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros sublinhou a importância de cooperação com um país onde vivem mais de 100 mil portugueses e para o qual se registam exportações de mais de 2,6 mil milhões de euros.

Foto
Portas defende a importância de projectos industriais para a cooperação económica Carlos Lopes / arquivo

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Paulo Portas, disse em Luanda que a sua visita a Angola, que termina esta quarta-feira, teve um “sentido construtivo” nas relações bilaterais.

Portas, que fazia o balanço de uma visita oficial de 48 horas a Angola, respondia à questão sobre se a sua deslocação visou alterar a situação de desconfiança do lado angolano, face às recentes notícias sobre a abertura de inquéritos judiciais em Portugal de personalidades angolanas da área do poder.

“As relações entre Portugal e Angola são relações entre dois Estados soberanos. Nós respeitamos a soberania dos outros, tal como gostamos que respeitem a nossa. E, nesse sentido, esse tipo de temas, quando são angolanos, deve tratar-se em Angola, quando são portugueses, deve tratar-se em Portugal”, disse.

Paulo Portas afirmou ainda que a sua função, enquanto chefe da diplomacia, é “defender a relação” bilateral, que passa “por uma boa relação dos órgãos de soberania de Angola, que nós não só respeitamos, como tratamos com amizade”.

“Isto é o que nos permite, também com muita clareza, esperar que as oito mil empresas portuguesas que trabalham para o mercado de Angola, os mais de 100 mil portugueses que estão a viver em Angola, os mais de 2,6 mil milhões de euros de exportações portuguesas para Angola, sejam também bem tratados”, frisou. Daí, concluiu, considerar que a sua presença em Angola “tem sempre um sentido construtivo”.

No âmbito da visita que efectuou à sede da Mota Engil em Luanda, construtora portuguesa envolvida em algumas das obras emblemáticas de Angola, designadamente a nova marginal da capital angolana, disse que, nesta deslocação, de uma forma que classificou como “muito pragmática”, ajudou a dar alguns passos para o desenvolvimento de projectos industriais.

“De cada vez que o fazem, estão a fortalecer a sua retaguarda em Portugal, e os postos de trabalho em Portugal. Estão a ganhar nos mercados externos, para compensar algumas dificuldades no mercado interno”, manifestou, considerando que esses projectos industriais vão ser um sinal “muito visível da importância da cooperação económica”.

Sugerir correcção
Comentar