Passos recebido com protestos e faixa com um pedido: “Demite-te”

O primeiro-ministro abriu, nesta quarta-feira, um seminário sobre segurança na Universidade Nova de Lisboa.

Foto
Estudantes empunharam faixa dirigida ao primeiro-ministro Enric Vives-Rubio

O seminário era sobre segurança, mas à espera de Pedro Passos Coelho estava um grupo de manifestantes que, durante a chegada, gritou: “Bolsas sim, propinas não, este Governo não tem educação.”

Durante o discurso de abertura do seminário internacional "A segurança global e os sistemas democráticos: desafios e perspectivas”, o primeiro-ministro foi surpreendido por um grupo de oito estudantes que ergueu uma faixa com um pedido: “Demite-te.”

Os seguranças de Passos Coelho tentaram retirar os manifestantes do auditório dizendo “vá lá, não faça isto”. Um pedido a que os estudantes responderam: “Chame a polícia se quiser, nós podemos estar aqui.”

E foi o próprio primeiro-ministro a parar o seu discurso e a pedir aos seguranças que não os interrompessem.

“Pedia ao Serra [um dos elementos da sua segurança] que deixasse os senhores ostentarem o cartaz sem nenhum problema, porque vivemos, felizmente, numa situação de boa saúde da nossa democracia, e não vemos nenhuma razão para que os senhores não possam ostentar as faixas que entenderem”, afirmou Pedro Passos Coelho.

O protesto continuou silencioso e com vários seguranças à volta dos estudantes. Os manifestantes abandonaram o auditório por livre vontade quando o primeiro-ministro terminou a sua participação no seminário. À saída, Passos Coelho disse não ter sido “difícil” continuar o seu discurso, apesar do protesto.

Sobre o tema da conferência, o primeiro-ministro destacou que “a liberdade é um bem comum e a segurança também”. Passos Coelho elogiou o trabalho do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), que garantiu ter dado “passos importantes na aproximação à sociedade civil”.
 
 

Sugerir correcção
Comentar