Passos e Portas terão iniciativas em separado na campanha

Os dois líderes da coligação PSD/CDS estarão juntos nos jantares/comício.

Foto
Tal como no Pontal, os dois líderes vão estar juntos em jantares-comício na campanha Vasco Célio

A campanha eleitoral para as legislativas foi desenhada para haver uma única volta nacional dos dois líderes da coligação PSD/CDS, mas Passos Coelho e Paulo Portas terão iniciativas em separado, apurou o PÚBLICO junto de várias fontes dos dois partidos.

O líder do PSD e o líder do CDS estarão juntos em alguns momentos do dia – e sobretudo ao jantar – mas terão iniciativas próprias no mesmo distrito ou numa região próxima. O objectivo desta desmultiplicação é maximizar a presença de Passos Coelho e Paulo Portas no terreno. Uma visita a uma fábrica durante a tarde, por exemplo, poderá contar apenas com o líder do PSD, enquanto o líder do CDS estará noutro momento de campanha num distrito vizinho. Até porque, na estratégia da coligação, não faz sentido os dois fazerem declarações aos jornalistas no final de uma visita a uma fábrica.

É possível que, em jantares mais pequenos, só esteja o candidato a primeiro-ministro. Os dois líderes estarão “tendencialmente juntos” foi a resposta dada pelo director de campanha da coligação, José Matos Rosa, que se escusou, para já, a dar mais detalhes sobre a volta nacional dos dois líderes.

Esse percurso ainda está a ser articulado com as distritais, mas é certo que a coligação PSD/CDS vai apostar nas grandes áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, assim como em Braga, Aveiro e Setúbal. “É aí que se vão decidir as eleições”, segundo uma fonte social-democrata. Mesmo antes do período oficial da campanha – que começa a 20 de Setembro - os dois líderes deverão visitar em separado distritos como Aveiro, Viseu e Setúbal.

A campanha oficial da coligação deverá arrancar e terminar em Lisboa, onde Passos Coelho e Paulo Portas são os cabeças de lista da coligação, em concorrência directa com o secretário-geral do PS, António Costa.

Numa primeira fase da campanha – que decorreu até ao final de Julho – os dois líderes podiam surgir em público em separado, mas durante o mês de Agosto estava previsto que estivessem juntos nas aparições públicas, o que aconteceu na festa do Pontal, que este ano foi a rentrée da coligação. Esta semana, Paulo Portas teve agenda sozinho, mas como vice-primeiro-ministro e com contestação por parte do PS.

A excepção à regra de os dois surgirem em juntos em público acontecerá no próximo domingo, em que Passos Coelho encerra a universidade de Verão da JSD. Paulo Portas não deverá acompanhar o líder do PSD, já que parte nesse dia para uma viagem oficial a Maputo como vice-primeiro-ministro.

A coligação decidiu manter separadas as duas iniciativas de formação de jovens promovidas pelos dois partidos. No dia 6 de Setembro, é Portas que encerra a Escola de Quadros do CDS.

Com um orçamento de 2,8 milhões de euros, a coligação prevê gastar a maior fatia (780 mil euros) em “propaganda, comunicação impressa e digital”, segundo os documentos entregues no Tribunal Constitucional. Os “comícios, espectáculos e caravanas” cativam 644 mil euros e os estudos e agências de comunicação levam 370 mil euros.

O orçamento da campanha da coligação é constituído sobretudo pela subvenção estatal (2,4 milhões de euros), calculada em função de uma estimativa do número de votos obtidos a 4 de Outubro. Com estes cálculos, a coligação Portugal à Frente aponta para uma maioria absoluta nas eleições, mais do que o PS. Os socialistas entregaram um orçamento de campanha que estima o apoio estatal em 2,3 milhões de euros, apontando para um resultado eleitoral abaixo da maioria absoluta.

Debates em Setembro:
Nas conversações para o acerto de debates entre os líderes partidários ficou de fora a realização de uma mesa redonda com todos, que seria o último debate, a 22 de Setembro. As datas apresentadas são as propostas das televisões.

Dia 1 - Jerónimo de Sousa (PCP)/Catarina Martins (BE) -  RTP Informação

Dia 2 – António Costa (PS)/ Catarina Martins  - TVI24

Dia 3 – António Costa / Jerónimo de Sousa  - SICN

Dia 8 – Paulo Portas (Coligação PSD/CDS) /Catarina Martins  - SICN

Dia 9 – Passos Coelho (Coligação PSD/CDS)/António Costa  - (três canais de TV em simultâneo)

Dia 11 – Passos Coelho/Catarina Martins – RTP Informação

Dia 14 – Paulo Portas/Heloísa Apolónia (CDU) -

Dia 17 – Passos Coelho/António Costa – em simultâneo nas rádios

Sugerir correcção
Comentar