Passos Coelho recebido pelo imperador Akihito

Foto
O imperador japonês e o primeiro-ministro português mediados por um intérprete REUTERS/Imperial Household Agency of Japan/Handout via Reuters

O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, foi recebido pelo imperador Akihito, do Japão, no Palácio Imperial de Tóquio, nesta sexta-feira, no segundo de três dias de visita oficial do chefe de Governo português àquele país.

O encontro decorreu na presença de um intérprete, numa sala decorada com simplicidade, de tons claros e com elementos em madeira.

O imperador Akihito saudou o primeiro-ministro português com uma vénia, o cumprimento tradicional, e também com um aperto de mão, trocando breves palavras, após as quais se encaminharam para a zona da sala em que se sentaram. O encontro decorreu com o imperador e o primeiro-ministro sentados junto a uma pequena mesa com flores.

Antes de Passos Coelho entrar, o imperador saudou, com uma vénia, os repórteres presentes, que foram autorizados a permanecer um minuto e meio na sala.

Passos Coelho, que é o primeiro chefe de Governo português a visitar o Japão nos últimos 25 anos, será igualmente recebido pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, nesta sexta-feira.

A visita do primeiro-ministro português é a reposta a um convite feito em Lisboa no ano passado por Shinzo Abe, na primeira ocasião em que um líder de executivo nipónico se deslocou a Portugal.

Acompanham o primeiro-ministro nesta viagem, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, o ministro da Economia, António Pires de Lima; o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva; e o secretário de Estado da Energia, Artur Trindade.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários