Passos Coelho lidera presença em notícias nas televisões

Nos primeiros seis meses do ano, o primeiro-ministro foi protagonista de 796 notícias nos noticiários dos canais generalistas.

Foto
Miguel Manso

O primeiro-ministro foi o grande protagonista da informação política nos principais noticiários dos quatro canais generalistas durante o primeiro semestre deste ano. Pedro Passos Coelho interveio em 796 notícias, que ocuparam um total de 32 horas e 53 minutos de emissão.

Os números do serviço Telenews da Marktest mostram que António Costa, líder do PS, foi o segundo protagonista da informação, em 690 notícias que tiveram um total de 25 horas e 12 minutos de emissão.

Nesta contabilização não são incluídos debates ou entrevistas, referindo-se apenas a notícias dos noticiários Jornal da Tarde, Telejornal e Portugal em Directo (RTP1), 24: Sumário (RTP2), Primeiro Jornal e Jornal da Noite (SIC), Jornal da Uma e Jornal das 8 (TVI).

O resto do top 5 é ocupado pelos ministros da Economia, António Pires de Lima (286 notícias em 12 horas e 17 minutos), e das Finanças, Maria Luís Albuquerque (255 notícias em 11 horas e 30 minutos), e pelo Presidente da República. Aníbal Cavaco Silva protagonizou 263 notícias que ocuparam 11 horas e 12 minutos de emissão.

Seguem-se Paulo Portas, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa, Paulo Macedo e Eduardo Ferro Rodrigues.

Olhando para os dados globais de 2014, em média, o primeiro-ministro teve este ano mais visibilidade nos noticiários das quatro televisões. Tendo em conta a aproximação da campanha eleitoral, a contabilização dos próximos meses será atípica.

No ano passado, o primeiro-ministro fora a personalidade que mais tempo de informação e número de notícias protagonizara nas televisões. Passos Coelho interveio em 1491 notícias, que ocuparam um total de 64 horas e 46 minutos de emissão. Seguira-se-lhe o anterior líder do PS, António José Seguro (1031 notícias; 41 horas), o actual, António Costa (698 notícias; 29 horas e 19 minutos), a ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque (552 notícias; 23 horas e 8 minutos), e, em quinto lugar, o Presidente da República (523 notícias; 221 horas e 31 minutos).

O resto do top 10 era ocupado por Paulo Portas, Jerónimo de Sousa, Pires de Lima, Catarina Martins e Arménio Carlos.

Sugerir correcção
Comentar