Passos candidata-se a primeiro-ministro mas admite imagem “austeritária”

O actual líder sustenta a candidatura na visão social democrata do PSD.

Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso
Fotogaleria
Miguel Manso

Com cartazes laranja com o lema “social-democracia sempre” como pano de fundo, Pedro Passos Coelho disse recandidatar-se à liderança do PSD por “coerência e consistência política” de um projecto que “não se esgotava numa legislatura”. É assim também “candidato a primeiro-ministro”. Num discurso curto, numa sala com algumas dezenas de apoiantes e dirigentes, o líder fez uma espécie de mea culpa e admitiu que pode ter deixado passar uma “imagem austeritária” de si próprio.

Na véspera de arrancar para uma volta nacional de campanha interna, Passos Coelho deu a conhecer esta quinta-feira à noite algumas linhas da sua candidatura à liderança do PSD – a única anunciada até agora. “Candidato-me à liderança do PSD e sou portanto naturalmente candidato a primeiro-ministro”, disse, numa intervenção de 15 minutos, no auditório da Associação de Comerciantes, em Lisboa. Essa vontade, em perspectiva de “uma sociedade mais desenvolvida e com mais justiça social”, está baseada na visão “social-democrata” que o líder disse ter sido uma “honra” representar. E se há dúvidas sobre a inspiração social-democrata, Passos Coelho citou uma parte do programa do PSD que identifica o partido como “reformista” para perguntar à audiência: “Alguém se sente mal com este programa?, Alguém vê esta orientação aviltada pela nossa acção política?”. Ouviu um ‘não’ na sala e concordou. Acrescentou que será um partido “combatente dos radicalismos” e que rejeita o “bota-abaixo”.

Depois de ter relembrado o percurso que fez desde que foi eleito pela primeira vez líder do PSD, em 2010, Passos Coelho admitiu que ao ter dado a cara pelas medidas difíceis do anterior Governo fez com que ficasse colado a uma “imagem austeritária”. “Admito que, à força de não querer falhar, foi mais longe a imagem de determinação que ficou associada à fase de austeridade”, disse. Reconheceu que isso foi a causa de muitos portugueses não lhe terem “perdoado”, apesar de outros terem redobrado a sua confiança, o que lhe permitiu ter a maior votação nas legislativas.

“Novo começo”
O lema escolhido por Passos Coelho está a gerar dúvidas dentro e fora do partido. Um dos sociais-democratas que têm sido críticos do actual líder é José Eduardo Martins, que foi vice-presidente da bancada do PSD durante o tempo de Ferreira Leite e secretário de Estado do Ambiente de Durão Barroso. No dia em que Passos Coelho se apresenta para mais um mandato à frente do PSD, o social-democrata admitiu, à TSF, que o Governo anterior deveria ter continuado “mesmo na escassez, a combater as desigualdades sociais”.

Rejeitando ser candidato já no próximo congresso, José Eduardo Martins escusou-se a qualificar esta escolha de Passos Coelho, preferindo esperar para ver a nova equipa que o vai rodear. O antigo governante defendeu que o partido e Passos Coelho precisam de um “novo começo”. “De novas propostas e de novos protagonistas. De juntar quem não lhe diga só que sim. Se, no próximo Congresso do PSD, for capaz dessa metamorfose ainda vai a tempo de construir a alternativa liberal moderna que tinha prometido há quatro anos. Caso contrário, estará só a adiar o que centro direita verdadeiramente precisa”, escreveu no início de Janeiro num artigo de opinião publicado no Jornal de Negócios.

O lema “social-democracia sempre” é visto com naturalidade pelo politólogo António Costa Pinto, investigador, professor no Instituto de Ciências Sociais de Lisboa, tendo em conta que ganhou as eleições legislativas. “Foi um resultado muito bom considerando os quatro anos de austeridade”, defende o politólogo, referindo que o ex-primeiro-ministro “não fez grandes alterações de posicionamento” e teve “até algum discurso liberal”. Costa Pinto sustenta, no entanto, que essa viragem não é fácil. “É difícil enquanto presidente do PSD recentrar a sua imagem política. Não é coisa que os políticos façam rapidamente e em pouco tempo”, afirma.  Por outro lado, o fim da coligação com o CDS pressupõe uma diversificação no posicionamento dos dois partidos. Como o CDS pode tender para um “modelo conservador cristão social”, é possível que haja uma “tensão” do PSD com o partido à sua direita. De qualquer forma, o politólogo desvaloriza este reposicionamento de Passos Coelho e coloca-o como uma ideia de marketing partidário. “Vale a pena subestimar esta mensagem tanto quanto não existe um rival interno. Os críticos não se apresentaram”, declara.

A possibilidade de esta escolha ser uma resposta aos críticos internos que acusam Passos Coelho de “meter a social-democracia na gaveta” é uma das interrogações lançadas por Carlos Jalali, professor e director do mestrado em Ciência Política da Universidade de Aveiro.

Apesar de não conhecer a moção que sustenta este novo lema, considera que há duas dimensões que podem estar na base desta escolha. “Uma é a de uma viragem ao centro do PSD, que precisa de ter eleitorado que lhe permita ganhar eleições e formar Governo”, sustenta o politólogo, acrescentando que este posicionamento visa eleitores que poderão ter votado PSD em 2011 e que não terão votado em 2015. De qualquer forma, o especialista prefere ver a moção que sustenta este lema para analisar como é que se articula com a experiência governativa. Até porque, lembra, a social-democracia nos países do Norte da Europa é entendida como uma área do centro-esquerda. Nesse sentido, “é uma tensão que o PSD sempre tem tido”.  

Sugerir correcção
Ler 23 comentários