Partido Nós, Cidadãos! impugna eleições da emigração

Partido argumenta com irregularidades na distribuição dos boletins de voto aos portugueses residentes no estrangeiro.

Foto
O Nós, Cidadãos! confirma que o dossier será entregue esta tarde no Palácio Ratton Carla Rosado

O partido Nós, Cidadãos! entrega esta tarde o pedido de impugnação das eleições legislativas pelos dois círculos da emigração – Europa e Fora da Europa – cujos resultados foram apurados na quarta-feira. O partido argumenta com irregularidades na distribuição dos boletins de voto aos eleitores portugueses residentes no estrangeiro, tais como o envio de menos boletins do que o número de recenseados em alguns consulados, a demora na distribuição de boletins e a ausência do destino "Portugal" em todos os envelopes de devolução com o voto dentro.

Na Europa, a coligação Portugal à Frente (PaF) ficou com 39,1%, e o PS com 29,88%, elegeram um deputado cada um. No círculo do resto do mundo, PSD-CDS voltaram a conseguir os dois mandatos (48,5%), mas com o partido Nós, Cidadãos! muito perto – terá ficado a menos de 400 votos de roubar um deputado à coligação.

Quarta-feira à noite, já depois de encerrado o escrutínio, o presidente do partido disse ao PÚBLICO que os órgãos dirigentes estavam "muito inclinados" para seguir para o Tribunal Constitucional (TC) com o pedido, mas que a decisão só seria tomada nesta quinta-feira, o fim do prazo para o fazer. O Nós, Cidadãos! confirma que o dossier será entregue esta tarde no Palácio Ratton.

Com este pedido, a Assembleia da República poderá não entrar em funções no dia 22, como previsto na quarta-feira em conferência de líderes – a menos que o TC opte por se reunir de urgência em plenário ainda nesta quinta-feira ou na sexta-feira de manhã.

O Nós, Cidadãos! revelou-se a surpresa das eleições no estrangeiro, pulverizando os restantes partidos no consulado da China, e conseguindo mesmo no círculo Fora da Europa (17,9%) ultrapassar o PS (10,8%). O partido, liderado por Mendo Castro Henriques e que teve como cabeça de lista no círculo Fora da Europa o emigrante português em Macau José Pereira Coutinho, conseguiu na China 2532 votos, contra os 214 da coligação PSD-CDS e 97 do PS.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários