Parlamento discute adopção por homossexuais dia 21

Foto
Depois de ter aprovado o casamento entre homossexuais e ter chumbado a co-adopção, o Parlamento vai agora votar a adopção de crianças por pessoas do mesmo sexo Rui Gaudêncio

A Assembleia da República vai discutir no próximo dia 21 um projecto de lei do Bloco de Esquerda que propõe a adopção por casais do mesmo sexo. Na mesma sessão será também debatido um projecto de Os Verdes que vai no mesmo sentido.

O agendamento foi feito nesta quarta-feira em conferência de líderes. “Chegou o momento de acabar com essa discriminação”, defendeu o líder parlamentar do BE Pedro Filipe Soares, no final da reunião, referindo que “as crianças continuam a ser privadas de ter uma família pelo preconceito”.

Na conferência de líderes, a bancada do PS não deu qualquer indicação sobre se irá apresentar um projecto de lei sobre esta matéria, nem deu instruções para ser discutido no mesmo plenário uma iniciativa da deputada socialista Isabel Oneto sobre a responsabilidade parental.

Apesar de a co-adopção por casais homossexuais ter falhado, Pedro Filipe Soares acredita que a proposta bloquista pode chegar a bom porto, tendo em conta os “exemplos europeus e mundiais” nesse sentido e que deixam Portugal isolado. “Com todos estes exemplos, com a evolução na sociedade não faz sentido que o preconceito se mantenha”, afirmou. Na recta final da legislatura, o líder da bancada bloquista deixa uma interrogação: “Qual é o legado que os deputados querem deixar? É o preconceito ou é a felicidade dessas crianças?”.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários