Para Catarina Martins, “o PS é a desilusão destas eleições”

A arruada do Bloco no Parque das Nações foi aquela que, até agora, reuniu mais apoiantes.

Fotogaleria
Fotos Miguel Madeira
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Foi um comício recheado de ditados populares, metáforas sobre a infância e referências literárias aquele que o Bloco de Esquerda fez neste domingo no Pavilhão Atlântico, em Lisboa. A história de uma assembleia de animais para apelar ao voto nesta força. Um lobo em pele de cordeiro para falar da coligação Portugal à Frente. Um jogo de crianças em que se escolhe entre duas situações más, para falar da opção entre a direita e o PS. E ainda uma personagem literária que troca as palavras, cria uma confusão e ninguém o entende – a coligação e os socialistas, novamente. Mas, para a porta-voz Catarina Martins, a “desilusão” destas eleições é mesmo o PS.

Entre outras razões, porque levou as pessoas a acreditarem que iria combater a austeridade e agora anda “aflito” a pedir maioria absoluta sem sequer conseguir explicar o programa. Catarina Martins aproveitou mais uma vez para contrariar a lógica do voto útil, considerando “o voto útil é o nome artístico do bloco central”. Além disso, e sobre os pedidos de maioria absoluta que as principais forças políticas – direita e PS – têm feito, defendeu que “ter maioria absoluta não resolve nenhum problema do país”.

A candidata não deixou ainda de responder a Passos Coelho – que acusou o líder socialista António Costa de preparar um “governo extremista”, de aliança com a esquerda de forma a impedir a coligação de tomar posse. “Extremismo, caro Pedro Passos Coelho?” E devolveu os adjectivos: o actual executivo é que foi “Governo mais extremista e ideológico” em 40 anos de democracia.

Sobre a coligação de direita, resumiu: “Não há PaF, nem Puf.” Acusou a direita de transformar a pobreza “num gigantesco negócio” e de ter mesmo escolhido a via do empobrecimento. O que “aconteceu no nosso país e na Europa” é “o sonho da direita”. E pela primeira vez usou a metáfora do conto de crianças não para descredibilizar quem se opõe à austeridade, como têm feito sistematicamente as forças da direita, mas para criticar quem defende o conto de crianças que foi a austeridade e que não resultou.

A porta-voz considerou ainda que uma solução para o país “precisa de toda a gente”. E disse que o PS não quer conversas nem compromissos com o BE, porque não quer, por exemplo, reestruturar a dívida. E não o quer, porque já está comprometido com o Tratado Orçamental, com a chanceler alemã Angela Merkel e quer manter a estratégia de subserviência em relação a Bruxelas, acusou. E perguntou a quem ajudará o compromisso do líder socialista António Costa de facilitar despedimentos ou congelar pensões, para que não queira agora falar com a esquerda.

Num discurso em que não faltaram referências literárias, Catarina Martins falou na novilíngua – idioma que faz parte da obra 1984 de George Orwell – que existe nesta campanha, na qual PSD e PS tentam ter diferenças, mas não têm assim tantas. E citou ainda Peter Bichsel, com o conto Uma mesa é uma mesa, no qual a personagem troca os nomes do que o rodeia. Por exemplo: a mesa passa a chamar-se cadeira, a televisão autoestrada… Ninguém o entendia, disse Catarina Martins. É deste “pobre homem” que se lembra quando ouve o líder do CDS, “o irrevogável”, dizer que quer estabilidade, Passos Coelho dizer que quer combater as desigualdades sociais ou o PS a chamar aos despedimentos “regime conciliatório”. Mas o Bloco cá está para desmontar a ficção, garantiu a porta-voz, naquele que foi, segundo a organização, o maior almoço-comício da história do Bloco e que terá juntado perto de duas mil pessoas. Entre elas Francisco Louçã, João Semedo, Marisa Matias, José Soeiro e Fernando Rosas.

Críticas ao PCP
Muitas críticas aos socialistas, naturalmente à coligação de direita, mas desta vez nem o PCP escapou: no discursos que fez, o número dois por Lisboa Pedro Filipe Soares perguntou onde estavam não só os socialistas, mas também os comunistas quando o Bloco decidiu ir ao Tribunal Constitucional pedir a fiscalização do corte dos salários.

Pedro Filipe Soares acusou Passos Coelho de andar agora com “falinhas mansas” com os pensionistas, quando não os protegeu. É um “lobo em pelo de cordeiro”, porque continuará a seguir a política de austeridade. Mas este bloquista está confiante que, no dia das eleições legislativas, a 4 de Outubro, “o galo deixará de cantar e passará a ser o canto do cisne”. “Não haverá maioria absoluta”, acrescentou.

E contou uma história que ouviu muitas vezes em “pequenino” e que “simboliza muito do que temos na nossa sociedade”. Era uma vez uma assembleia dos animais que se reuniram na selva. Os leões mandavam, mas os outros animais, que eram a esmagadora maioria, queriam igualdade. “Mas o que é que vocês querem? Igualdade. Porquê? Onde estão os vossos dentes, onde estão as vossas garras? (…) Porque querem igualdade se não são iguais a nós? Se nós é que temos esses dentes e essas garras? Ora, no dia 4 de Outubro, nós dizemos que o nosso voto é a nossa garra”, disse.

A número um por Lisboa, Mariana Mortágua, também recorreu a uma metáfora da infância para se referir ao que está em causa nestas eleições. Falou do “jogo do preferias”, ao qual as crianças costumam brincar. Basicamente o desafio é escolher entre duas situações, sendo que ambas são sempre muito más. “Este tem sido o jogo da democracia portuguesa ao longo dos últimos anos”, disse, aludindo ao facto de os governos alternarem entre PSD e PS.

Também Mortágua atacou os socialistas que acusou não só de políticas de direita, como de terem recusado o desafio que Catarina Martins fez a António Costa para um entendimento. Para esta bloquista, o PS faz uma campanha baseada “no medo” em relação a Passos Coelho, o “único e grande argumento” que têm. A diferença entre a coligação de direita e o PS é esta: “Preferes um governo que impõe mais austeridade para cumprir o défice ou um governo que impõe mais austeridade para cumprir o défice?”.

Depois do almoço-comício, a caravana do Bloco foi até ao Parque das Nações, foi arruada que mais apoiantes juntou até agora nesta campanha. Catarina Martins cumprimentou as pessoas e ouviu alguns dos já habituais elogios ao desempenho que teve no Parlamento. Ao som da banda, a caravana desfilou e gritou: “Deixe passar, deixe passar, sou do Bloco e o mundo vou mudar.”

 Para Louçã, o Bloco é um partido que conseguiu “renascer”

Sugerir correcção
Ler 2 comentários