Número dois de Jardim no PSD-Madeira candidata-se à liderança do partido

Jaime Ramos é o sexto concorrente às eleições internas marcadas para 19 de Dezembro.

Foto
Jaime Ramos Miguel Silva

O secretário-geral e líder parlamentar do PSD-Madeira, Jaime Ramos, entregou esta quarta-feira na sede regional a sua candidatura à liderança partido, subscrita por centenas de militantes.

Número dois de Alberto João Jardim na direcção do PSD regional desde 1976, o também principal administrador da Fundação Social Democrata  da Madeira é o sexto concorrente à sua sucessão do histórico líder, depois de Miguel Albuquerque, ex-presidente da Câmara do Funchal, de João Cunha e Silva, vice-presidente do governo, Manuel António Correia, secretário do Ambiente e Recursos Naturais, Miguel de Sousa, vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, e Sérgio Marques, antigo deputado ao Parlamento Europeu.

As eleições directas para o presidente da comissão política regional do PSD estão marcadas para 19 de Dezembro, estando agendada para 29 desse mês uma segunda volta, caso nenhum dos candidatos obtenha 51% dos votos expressos no primeiro escrutínio. O congresso de consagração do novo líder foi convocado para 10 de Janeiro, altura em que Jardim tinha anunciado que abandonaria a presidência do governo.

No final da reunião da comissão política regional do PSD, realizada na segunda-feira, Jardim frisou que a apresentação das candidaturas subscritas pelos necessários 100 militantes são, neste momento, apenas “intenções de candidaturas”, pois só estarão estatutariamente formalizadas quando forem entregues as listas com todos os elementos para a nova comissão política e secretariado.

Informado da intenção do seu secretário-geral, Jardim admitiu a hipótese de surgirem mais candidatos ou das actuais candidaturas ficarem reduzidas, assegurando que “deixa de ser presidente do partido a 10 de Janeiro”, afastando qualquer teoria de uma possível candidatura. “Estou completamente de saída do partido, não haja dúvidas nenhumas. Não estou de saída da vida política, mas do PSD ‘bye bye’”, vincou.

Jardim ainda mencionou que o PSD-Madeira tem 12 mil militantes, mas apenas 7000 estão em condições de eleger a nova liderança, isto é, com as respectivas quotas pagas, cobrança que rendeu mais de 150 mil euros nas últimas semanas. Nas directas realizadas em Novembro de 2012, as primeiras em que Jardim enfrentou um concorrente (ganhando a Miguel Albuquerque pela reduzida diferença de 51% contra 49), estavam inscritos 3859 eleitores e votaram 3473, metade dos agora inscritos.

Sugerir correcção
Comentar