Novo secretário de Estado menospreza consenso com PS

Bruno Maçães era assessor político de Passos e passou para o ministério dos Negócios Estrangeiros.

Foto
Tomada de posse esta tarde no Palácio de Belém Rui Gaudêncio

Bruno Maçães, que até agora era assessor político de Passos Coelho e que já tomou posse, esta sexta-feira, como secretário de Estado dos Assuntos Europeus, está a causar polémica pelas posições que assumiu num blogue ao criticar as tentativas de aproximação ao PS e elogiar a austeridade, ilustrando com o caso irlandês.

Em Abril deste ano, Bruno Maçães desvalorizou o consenso em si e criticou qualquer convite do Governo para um consenso com o PS. "Se convidar o Partido Socialista para um consenso sem condições, o Governo estará a fazer apenas uma coisa: a oferecer a credibilidade e autoridade que Seguro nunca foi capaz de conquistar sozinho. E essa nova credibilidade será apenas a plataforma a partir da qual o Partido Socialista fará as mesmas críticas e lançará os mesmos ataques, numa posição potencialmente mais forte", escreveu num blogue disponível no site do Expresso

Na mesma altura, pode ler-se um post com o título "A austeridade funciona? Parece que sim". Comentando novas propostas de cortes de salários na função pública irlandesa, o ex-assessor de Passos Coelho conclui que "Os funcionários públicos são os grandes heróis de uma recuperação assombrosa".

Bruno Maçães trabalhou no gabinete do primeiro-ministro desde 2011 e entre as suas funções estava a de escrever discursos e preparar debates políticos, segundo o currículo (em inglês) enviado às redacções. 

Os oito novos secretários de Estado e os dez que foram reconduzidos nas suas funções tomaram posse esta tarde no Palácio de Belém, em Lisboa.

 

 

Sugerir correcção
Comentar