Nem as férias tiraram o protagonismo a Passos Coelho nas notícias na TV

Primeiro-ministro foi a figura principal de 73 notícias que ocuparam três horas e quatro minutos nos telejornais.

Foto
As fontes tradicionais da comunicação social (jornais e televisão) são as que mais confiança suscitam em Portugal Rui Gaudêncio (arquivo)

Passou metade do mês em férias, no Algarve. Mas boa parte do tempo teve a companhia das câmaras de televisão. Talvez por isso o primeiro-ministro se tenha mantido no mês passado como a personalidade que mais tempo de informação teve na televisão de sinal aberto.

De acordo com os dados do serviço Telenews da Mediamonitor/Marktest, em Agosto Pedro Passos Coelho foi o protagonista de 73 notícias que ocuparam três horas e quatro minutos de antena nos oito principais noticiários da RTP1, RTP2, SIC e TVI.

António José Seguro, envolvido na luta pelas primárias do PS manteve a segunda posição neste ranking de visibilidade, tendo sido a figura principal de 88 notícias, mas em média mais curtas que as de Passos Coelho. O socialista somou duas horas e 37 minutos.

Ainda que não seja a segunda figura do Governo, mas devido à pasta que ocupa e também ao facto de o caso BES e o orçamento rectificativo terem feito correr muita tinta no último mês, Maria Luís Albuquerque ocupou o último lugar do pódio, com 38 notícias que somaram duas horas e dois minutos.

A discussão em torno dos protagonistas às eleições socialistas de 28 de Setembro que irão escolher o candidato socialista a primeiro-ministro fez com que António Costa, actual presidente da Câmara de Lisboa ocupasse o quarto lugar com 43 notícias, num total de uma hora e 36 minutos.

António Costa subiu na tabela em comparação com Junho devido à ausência do Presidente da República do top de Agosto. Em Julho Cavaco Silva fora o quarto protagonista de 47 notícias (uma hora e 53 minutos de duração), mas as férias tiraram-no dos holofotes informativos.

O vice-primeiro-ministro Paulo Portas protagonizou 23 notícias que totalizaram 55 minutos. Não há qualquer outro nome do CDS no resto deste top 10. Aparecem depois os ministros da Saúde (Paulo Macedo), da Economia (António Pires de Lima) e da Presidência (Marques Guedes, sobretudo por causa das conferências de imprensa no final das reuniões do Conselho de Ministros). Rematam a lista o coordenador do Bloco de Esquerda, João Semedo, e o líder do PCP, Jerónimo de Sousa.

Sugerir correcção
Comentar