Negócios Estrangeiros com menos verba

Quase metade do orçamento do ministério de Rui Machete é para gastos com pessoal.

Os serviços do Palácio das Necessidades, a sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros que assegura a representação externa do Estado, têm um orçamento de 344,8 milhões de euros, o que corresponde a uma redução de 3,7 milhões de euros, menos 1,1% que este ano.

Cerca de 76% da verba orçamentada, 310,3 milhões de euros, diz respeito aos Negócios Estrangeiros, 92 milhões são destinados à cooperação económica externa e 6,4 milhões à investigação científica, menos 300 mil euros que em 2014.

Da despesa total, 48% é para encargos com pessoal, incluindo a rede de ensino do português no estrangeiro. Já para contribuições em organizações internacionais serão gastos 75 milhões de euros, menos cinco milhões que este ano. Os objectivos do Governo são o redimensionamento da rede externa da representação, o reforço da presença consular e a renovação dos quadros.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, o Instituto de Investigação Científica e Tropical e o Fundo para as Relações Internacionais têm um decréscimo de 2% face ao orçamentado este ano. Valor obtido através de uma diminuição de 1,9 milhões de euros da Investigação de Ciência Tropical.

Tudo sobre o Orçamento do Estado para 2015

 

Sugerir correcção
Comentar