Ministro da Justiça timorense garante que cooperação com Portugal é para continuar

Dionísio Babo desvaloriza a expulsão dos magistrados portugueses de Timor-Leste.

Foto
Ministro da Justiça de Timor-Leste à chegada ao ministério de Paula Teixeira da Cruz MIguel Manso

O ministro da Justiça de Timor-Leste, Dionísio Babo, reuniu ao início da tarde desta segunda-feira com a sua homóloga portuguesa, Paula Teixeira da Cruz, em Lisboa. À entrada para o encontro, o governante timorense foi parco em declarações, mas assegurou que a cooperação com Portugal é para continuar.

"Não há nenhuma coisa de mal aqui", declarou, acrescentando: "Estou muito satisfeito por estar aqui".

Sobre as notícias de que o primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, já decidira quais os juízes portugueses que iriam para Díli – Cláudio Ximenes e Margarida Veloso –, o ministro da Justiça disse que não era verdade.

"Vamos ver quais são as oportunidades de desenvolver mais a cooperação", avançou Babo, assegurando que esta – interrompida na sequência da expulsão de sete funcionários judiciais portugueses, no prazo de 48 horas – é para continuar. "Claro! Claro", declarou.

O ministro Dionísio Babo viajou no sábado para Portugal e para Cabo Verde para discutir novos moldes de cooperação judicial, depois da aprovação de resoluções pelo Governo que culminaram com a expulsão de magistrados portugueses e cabo-verdiano. Recorde-se que após a expulsão dos magistrados, a ministra Paula Teixeira da Cruz, decidiu suspender a cooperação com Timor-Leste.

Sugerir correcção
Comentar