Menezes exige que Governo retome processos do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho

Foto
Menezes com Ana Jorge e Manuel Pizarro numa visita, em 2008, ao Centro Hospitalar Gaia/Espinho Fernando Veludo/nFactos

O presidente da Câmara de Vila Nova Gaia, Luís Filipe Menezes, exigiu ao Governo, neste sábado, que retome os processos inerentes ao Centro Hospitalar de Gaia/Espinho, bem como do Centro de Reabilitação do Norte.

Aproveitando a presença do líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, na sessão de apresentação do candidato do PSD/CDS-PP a Vila Nova de Gaia, Carlos Abreu Amorim, o ainda presidente da autarquia gaiense considerou “inaceitável” que, “até que se realizarem as eleições autárquicas, os projectos dos Centros Hospitalares de Gaia/Espinho e do Centro de Valadares não estejam concluídos”.

O também líder da concelhia PSD/Gaia e candidato à câmara do Porto disse mesmo que esta questão é “um escândalo”. “O Governo fala no regabofe das parcerias público-privadas e aceita avançar com centros hospitalares na zona de Lisboa na ordem dos 400 milhões de euros. Haja veleidade em avançar com mais um hospital na zona de Lisboa, quando em Gaia se pegou num projecto megalómano de 400 milhões e se reduziu a um projecto de 50 milhões mas não avançou”, criticou Luís Filipe Menezes.

O líder concelhio do PSD pediu ao Governo para não avançar com a construção de hospitais em Lisboa antes de “desenhar soluções” para V. N. Gaia. “A população não entende porque é que um projecto que custou milhões [referindo-se ao Centro de Reabilitação do Norte, localizado em Valadares, Gaia] está encerrado. Eu tenho um compromisso de solidariedade com este Governo mas há coisas inaceitáveis”, disse.

À marquem da apresentação de candidatura e questionado sobre estas declarações, o líder parlamentar social-democrata garantiu à agência Lusa que “ambas as matérias não estão esquecidas” e que têm sido feitas diligências junto do ministro da Saúde.

“Posso confirmar que a bancada parlamentar do PSD acompanha muito de perto essa questão. Eu próprio sou de Espinho e estamos a falar do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho. Conheço bem a matéria e não posso estar mais de acordo em relação à estratégia da administração do hospital de redefinir o projecto, tornando-o menos oneroso para os cofres públicos, mas ainda assim, eficiente para a população”, disse Luís Montenegro.

O social-democrata defendeu, ainda, que “os grandes hospitais da Área Metropolitana do Porto devem aproveitar as potencialidades do Centro de Reabilitação que está pronto e deve ser rentabilizado e utilizado”. “É um edifício enorme com um grande potencial. Poderá ser não só a unidade que recebe utentes de toda esta região mas também poderá ser uma unidade competitiva preparada para receber utentes de outras regiões e mesmo de fora do país”, afirmou.

Luís Montenegro adiantou que tanto os deputados dos círculos eleitorais de Aveiro, como do círculo do Porto do PSD estão “empenhados” nesta matéria que envolve, segundo disse o líder parlamentar, uma população superior a 400 mil pessoas.

Sugerir correcção
Comentar