Menezes adverte que “nada travará” a sua candidatura ao Porto

Foto
Luís Filipe Menezes declarou que “não há candidatura alternativa” à sua RUI GAUDÊNCIO

O candidato do PSD à Câmara do Porto, Luís Filipe Menezes, declarou esta segunda-feira que “nada vergará” a sua candidatura e que o “PSD vai vencer as eleições autárquicas] contra tudo e contra todos”.

Num jantar comemorativo dos 39 anos do PSD, em Paranhos, durante o qual o ministro da Justiça, José Pedro Aguiar-Branco, foi apresentado como o candidato do partido à liderança da Assembleia Municipal do Porto (AMP), Luís Filipe Menezes declarou que “não há candidatura alternativa” à sua e avisou que o “PSD tem neste momento duas possibilidades: ou vencemos ou somos derrotados, mas nós vamos vencer contra tudo e contra todos”.

Num discurso, marcado pelas explicações públicas que o ex-líder do partido e actual presidente da Câmara de Gaia foi forçado a dar para justificar o convite feito a José Pedro Aguiar-Branco com quem teve “trinta anos de divergências”, Menezes criticou aqueles que “enchem a boca de Francisco Sá Carneiro”, fundador do PSD, numa indirecta a Rui Moreira, seu adversário na corrida à câmara, e empenhou-se em explicar que a sua candidatura “não é contra Lisboa - esta candidatura é a favor de Portugal”.

Convicto de que o combate no Porto não vai ser fácil, conforme reconhecera antes Aguiar-Branco, o candidato à presidência do município do Porto considerou que a sua candidatura “não ganhará as eleições só com o PSD”. “Mas nós não temos vergonha de sermos militantes do PSD, temos orgulho em sermos do PSD", sublinhou.

Menezes criticou ainda aqueles que o acusam de ter projectos megalómanos para a cidade e falou de ambição para o Porto, ao mesmo tempo que partilhou o sonho que tem para a cidade. ”Eu tenho um sonho para o Porto, um Porto capital de uma região”. De imediato elencou alguns dos muitos projectos que tem vindo a apresentar para a cidade no âmbito da sua candidatura à segunda autarquia de Portugal.

Antes vincara que a sua candidatura, anunciada em Setembro, aconteceu “sem ter pedido licença a ninguém”, disse que “tem provas dadas” em Gaia e que “nunca irá mudar de rumo”. Era a justificação para a afirmação feita momentos antes, quando frisou ser "um social-democrata. E nunca irei mudar de rumo”.

Com muitas indirectas ao candidato independente Rui Moreira, cuja candidatura divide o eleitorado do candidato social-democrata, Menezes disse "respeitar todos os outros candidatos", mas logo declarou desconhecer quais são as suas “ideias sobre o repovoamento da cidade, a regeneração urbana ou os equilíbrios que é preciso nivelar entre os muitos ricos e os muito pobres”.

Sobre Aguiar-Branco referiu que “não podia encontrar uma personalidade mais certa”, porque o candidato à liderança da AMP “é um social-democrata da velha guarda, que acredita nos valores da social-democracia”.´

Também Aguiar-Branco aludira às diferenças que durante muitos anos o opuseram ao candidato do PSD à Câmara do Porto - “há trinta anos que discutimos as nossas diferenças”-, e justificou as razões por que aceitou liderar a lista do partido ao órgão fiscalizador do executivo portuense. E porque a campanha eleitoral será, conforme vaticinou, “difícil”,

Aguiar Branco revelou que será um “presidente firme, mas leal, participativo, mas positivo”. “Vou ser o munícipe mais exigente que Luís Filipe Menezes encontrará nesta cidade”, prometeu.

No jantar comemorativo do 39º aniversário do PSD, onde não faltou a tradicional carne assada, participaram cerca de 350 pessoas e o presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira, apoiado por muitas figuras do PSD, foi o alvo de todas as críticas. 

Sugerir correcção
Comentar