Mário Soares visitou Sócrates: "Todo o PS está contra esta bandalheira"

Histórico líder socialista diz acreditar na inocência do antigo primeiro-ministro e afirma que este é "um caso político" orquestrado por “malandros que estão a combater um homem que foi um primeiro-ministro exemplar".

O antigo Presidente da República e histórico líder socialista Mário Soares visitou na manhã desta quarta-feira José Sócrates, no Estabelecimento Prisional de Évora, e criticou duramente o facto de o ex-primeiro-ministro estar preso preventivamente, qualificando este caso como "político" e orquestrado por "malandros". "Diga a esse juiz que é muito estranho, que eu também sou jurista", disse Soares, quando questionado sobre a prisão preventiva aplicada ao ex-chefe de Governo.

Após uma visita de cerca de uma hora, Soares reafirmou que está convicto da inocência de Sócrates e não escondeu a sua irritação com os acontecimentos dos últimos dias. “É um homem digno e não pode ser tratado de qualquer maneira. E nem sequer foi julgado”, disse, para logo acrescentar: "Têm feito uma campanha contra ele que é uma infâmia. É a comunicação social que faz, mas são os tipos que estão por trás dela".

Para Soares, o processo que levou à detenção de Sócrates é "um caso político" orquestrado por “malandros que estão a combater um homem que foi um primeiro-ministro exemplar".

"Todo o PS está contra esta bandalheira", disse ainda, apesar de este caso não ter "nada a ver com os socialistas". Uma declaração que contrasta com o pedido feito por António Costa, para que o partido não fosse envolvido "na apreciação de um processo que, como é próprio de um Estado de direito, só à Justiça cabe conduzir com plena independência, que respeitamos".

Mário Soares contestou ainda haver fundamento para colocar Sócrates em prisão preventiva: "Diga a esse juiz que é muito estranho, que eu também sou jurista."

Sobre o encontro propriamente dito, usou a palavra emoção para o descrever: “Ficou emocionado por eu estar [a visitá-lo] e eu fiquei emocionado por vê-lo.” O ex-Presidente disse que falaram "sobre tudo", comentando que está "muito bem" e com "um moral fantástico". "Gostei imenso de estar com ele. Acho que está com a dignidade de sempre. É uma grande figura", afirmou, citado pela Lusa, destacando "a simpatia e a amizade profunda" que têm um pelo outro.

Quarta-feira não é dia de visitas no presídio de Évora, que apenas as autoriza às terças e quintas-feiras e durante os fins-de-semana, mas o antigo Presidente da República recebeu uma autorização especial dos serviços prisionais para poder visitar o ex-governante socialista. Segundo explicou Soares à saída da prisão, o facto de ter o lançamento de um livro marcado para quinta-feira motivou esta antecipação da visita para o dia de hoje.

Em resposta a uma pergunta da Lusa, a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais indicou que esta visita foi autorizada ao abrigo do artigo que permite aos reclusos preventivos em regime comum receberem visitas, sempre que possível, todos os dias.

O nome de Mário Soares "consta, na qualidade de amigo, da lista de visitantes apresentada, conforme o legalmente previsto, pelo recluso". Desta forma, explica a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, a visita de Mário Soares foi “previamente solicitada e autorizada ao abrigo do disposto no n.º 1 do art.º 222.º do Regulamento Geral dos Estabelecimentos Prisionais”, que estabelece que o recluso preventivo colocado em regime comum pode receber visitas, sempre que possível, todos os dias.

À chegada a Évora, o fundador do PS afirmou que este não é um momento “nada difícil” para o PS, repetindo assim o que tinha sido dito na véspera pelo novo secretário-geral do partido, António Costa.

Questionado sobre se acredita na inocência de Sócrates, o histórico socialista respondeu: "Com certeza". E, mostrando alguma irritação com as perguntas dos jornalistas, Soares respondeu de forma espirituosa quando lhe perguntaram como chegou a Évora: "De automóvel", disse.

Estas declarações já foram comentadas pelo presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, Rui Cardoso, que as considerou "absolutamente lamentáveis" e "uma vergonha para o país"

Sócrates foi detido na passada sexta-feira à chegada ao aeroporto de Lisboa e ficou em prisão preventiva por ordem do juiz Carlos Alexandre. Está indiciado pelos crimes de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada, naquele que é um caso sem precedentes na história da democracia portuguesa.

A visita de Soares segue-se às de Capoulas Santos e da ex-mulher de Sócrates, Sofia Fava, que foram na terça-feira os primeiros a visitá-lo na prisão.

Ontem, num artigo de opinião publicado no Diário de Notícias, Mário Soares já criticara o que disse ser “um anormal aparato fortemente lesivo do segredo de justiça” na detenção de José Sócrates, dizendo que tal “não pode passar em vão”. E considerou que não pode igualmente “passar em vão o espectáculo mediático que a comunicação social tem feito, violando também ela o segredo de justiça ao revelar factos que era suposto só serem conhecidos quando um juiz se pronunciasse”.

O empresário Carlos Santos Silva e o motorista João Perna, os outros dois arguidos em prisão preventiva na chamada Operação Marquês, ficaram no estabelecimento prisional anexo às instalações da Policia Judiciária, na Rua Gomes Freire, em Lisboa.

Sugerir correcção
Ler 151 comentários