Mário Soares teve alta ao fim de nove dias

Ex-Presidente da República terá sofrido uma infecção cerebral na sequência de uma forte gripe.

Foto
Mário Soares está de regresso a casa Rafael Marchante/Reuters

O ex-Presidente da República Mário Soares teve alta nesta segunda-feira ao fim da tarde, depois de ter estado internado no Hospital da Luz durante nove dias.

“Dada a evolução clínica favorável e como o dr. Mário Soares passou bem o fim-de-semana, foi-lhe dada hoje alta médica ao final da tarde”, referiu fonte da direcção clínica do hospital citada pela Lusa.

Mário Soares fora internado no sábado, dia 12, alegadamente a pedido da família devido a complicações respiratórias decorrentes de uma recaída de uma gripe, segundo disse ao PÚBLICO, na altura, a sua assessora.

Devido à idade – o ex-chefe do Estado já tem 88 anos –, Soares permaneceu em observação vários dias, tendo feito sucessivos exames médicos. Todos os dias recebia a visita da família, que se recusou a fazer comentários sobre a evolução do estado de saúde do co-fundador do PS. Aliás, o semanário Expresso noticiou mesmo que a família impusera reservas na divulgação de informações, pedindo que apenas fosse referido que o patriarca sentira uma “indisposição”.

Devido ao adiamento da alta, foram sendo adiantadas várias razões para o prolongamento do seu internamento. No sábado passado, o Expresso noticiava que o antigo Presidente fora afectado por uma infecção aguda no cérebro (encefalite) que terá sido provocado pela forte gripe de que sofrera recentemente. Soares só saiu dos cuidados intensivos na quinta-feira, dia 17. A notícia não foi desmentida.

O seu estado de saúde chegou a ser considerado “preocupante”, porque quando deu entrada no Hospital da Luz, adianta o semanário, Soares mostrava-se confuso. A equipa médica receou que se tratasse de uma manifestação leve de um acidente vascular cerebral (AVC) ou um acidente isquémico transitório (AIT).
 

Sugerir correcção
Comentar