Marcelo esteve com Fidel Castro. E há fotografias

As imagens partilhadas pelo jornal do Partido Comunista cubano e pela Presidência da República mostram o chefe de Estado a conversar com o líder histórico.

O encontro aconteceu durante a tarde desta quarta-feira, em Cuba
Fotogaleria
O encontro aconteceu durante a tarde desta quarta-feira, em Cuba Estudios Revolución/DR
Fotogaleria
Estudios Revolución/DR
Fotogaleria
Estudios Revolución/DR

Uma visita de dois dias foi o suficiente para Marcelo Rebelo de Sousa fazer história. Na sua visita oficial a Cuba – a primeira de um chefe de Estado português – o Presidente da República esteve reunido com Fidel Castro e o momento foi registado pelo jornal do Partido Comunista de Cuba, que elogiou as relações amistosas entre os dois países.

A visita aconteceu no dia em que, pela primeira vez, EUA e Israel se abstiveram na Assembleia Geral das Nações Unidas de votar contra o fim do embargo a Cuba.

De acordo com o Granma, o jornal oficial do Comité Central do Partido Comunista de Cuba, Marcelo e Fidel falaram de "diversos temas da agenda internacional e sobre as relações de amizade entre ambas as nações".

O jornal refere que o Presidente português falou do resultado das votações das Nações Unidas contra o bloqueio económico, comercial e financeiros dos EUA contra Cuba, destacando a posição portuguesa pelo do fim do embargo a Cuba

De acordo com Marcelo, o encontro prolongou-se durante uma hora, numa conversa que falou do “passado, presente e futuro”. De memórias do passado, ao “estado das relações bilaterais entre Portugal e Cuba”, a conversa entre os dois políticos foi, para o Presidente português, “muito abrangente e muito interessante”.

As pessoas "vão para ouvir" Fidel

“Trata-se de uma pessoa que, por um lado, acompanha tudo o que se passa no dia-a-dia e por outro lado tem aquele estilo, que já conhecíamos, que é um estilo discursivo muito intenso, que faz com que ser-se interlocutor dele é muito fácil”, analisa Marcelo. “Porque as pessoas não vão lá para falar, vão lá para ouvir”

"É natural que duas pessoas bem-dispostas em certas circunstâncias ou sorriam ou riam mesmo acerca de um comentário qualquer que foi feito, agora não me lembro em pormenor", declarou, comentando os sorrisos captados na fotografia partilhada pelo jornal cubano.

Sobre o encontro com o homólogo cubano, Raúl Castro, Marcelo assinalou que foi “uma reunião que era para ter durado 45 minutos durou quase 1h30, o que quer dizer portanto que foi uma reunião interessante e produtiva".

Marcelo sublinhou "a preocupação de parte a parte de não tratar só de questões abstractas, de tratar de questões concretas em termos nomeadamente de relacionamento económico”.

“Veio uma delegação portuguesa, há projectos portugueses, há projectos para uma zona espacial - diríamos nós uma zona franca de Muriel -, há projectos para fora dessa zona, sobretudo no centro de Havana. É natural que se tenha falado pormenorizadamente dos projectos”, enumerou o chefe de Estado português.

“É muito importante tratar de economia, porque há uma coincidência com a Feira que vai começar, há uma coincidência com o Fórum que foi realizado e há uma aposta dos dois países de levar mais longe o relacionamento económico”, notou. 

Sugerir correcção
Ler 24 comentários