Mais 828 militantes do PS-Braga com quotas pagas

Candidato à distrital do PS denuncia novos pagamentos de quotas a militantes, enquanto a sua adversária diz-se alvo de um "assassinato político" por parte dos barões.

Foto
Nelson Garrido

Há mais casos de quotas pagas “abruptamente” a militantes socialistas em Braga. A candidatura de Joaquim Barreto à federação distrital do PS denuncia esta terça-feira que, “num espaço de quatro dias, 828 militantes de uma secção de Famalicão apareceram com as quotas pagas”.

“Nas últimas eleições para a concelhia de Famalicão, em Dezembro de 2013, o número de militantes naquela secção com capacidade eleitoral activa era apenas de 456 militantes. A 4 de Julho de 2014, o número de militantes na referida secção com capacidade eleitoral activa para a eleição dos órgãos da federação de Braga prevista para Setembro era somente de 20”, afirma a candidatura, em comunicado, revelando que "no dia 8 de Julho (passados quatro dias) o número de militantes dessa secção com capacidade eleitoral activa subiu abruptamente para 848".

"Em menos de uma semana, 828 regularizaram subitamente as quotas”, diz a candidatura, precisando que “dos 828 militantes em causa, 719 tinham a sua militância suspensa, vários há anos de quotas em atraso e não tinham qualquer participação nos últimos actos eleitorais do partido”.

A  sua adversária nas eleições directas, Maria José Gonçalves acusou terça-feira a candidatura de Joaquim Barreto de ultrapassar "tudo que é admissível", declarando estar a ser alvo de um "assassinato político" por ter "preocupado" muitos "barões".

Em conferência de imprensa, a candidata abordou o “folhetim” de militantes já falecidos  que surgiram nos cadernos eleitorais da concelhia na qual é militante com quotas pagas e considerou que este é um argumento "insensível, insensato e indecorosamente utilizado na praça pública”, apontado pela candidatura de Barreto como argumento para pôr em causa a transparência do acto eleitoral marcado para dia 6 de Setembro. E aproveitou para desmentir declarações que lhe são atribuídas. "Nunca admiti que esses eventuais pagamentos pudessem ter sido feitos por familiares dos falecidos, muito menos como uma espécie de homenagem".

Sugerir correcção
Comentar