Maioria PSD/CDS quer eleições autárquicas a 22 de Setembro

CDS já manifestara essa intenção, PSD está de acordo com a realização das próximas eleições para o poder local logo no dia 22 de Setembro. Oposição pede em uníssono sufrágio em Outubro.

Foto
Moreira da Silva defendeu eleições "o mais cedo possível" para evitar transtornos nos trabalhos parlamentares Daniel Rocha

PSD e CDS estão em perfeita sintonia sobre o dia 22 de Setembro como a melhor data para a realização das próximas eleições autárquicas. Mas a oposição em bloco foi à residência oficial do primeiro-ministro nesta quarta-feira pedir eleições a 6 ou 13 de Outubro.

O primeiro-ministro começou esta quarta-feira a ronda de audições aos partidos com a delegação social-democrata. No final da reunião em São Bento, o vice do partido presidido por Passos Coelho, Jorge Moreira da Silva, avançou que os sociais-democratas querem a primeira das datas possíveis para o sufrágio do poder local, ou seja, 22 de Setembr, embora não descartem o dia 29 do mesmo mês.

Moreira da Silva argumentou que "há toda a vantagem em que as eleições autárquicas se realizem o mais cedo possível para causar o menor transtorno possível aos trabalhos parlamentares", que deverão ser retomados a 15 de Setembro. O vice-presidente do PSD afastou assim que a preferência pelo dia 22 de Setembro se justifique pela maior distância  em relação à data limite de entrega do Orçamento do Estado para o próximo ano.

"Essa é uma falsa questão que muitos partidos à esquerda têm procurado disseminar. Se há Orçamento do Estado que é conhecido é o de 2014", disse Jorge Moreira da Silva.

Pelo lado do CDS, o secretário-geral António Carlos Monteiro fez saber ao primeiro-ministro que a preferência dos centristas também é pelo dia 22 de Setrembro, com o objectivo de "uma campanha esclarecedora e poupada", pois "quanto mais tempo tiver a campanha, mais dinheiro se gasta".

O PS prefere a data de 13 de Outubro, assim como o BE, e foi isso mesmo que o líder socialista, António José Seguro, transmitiu esta tarde a Passos Coelho. Para justificar a escolha, Seguro argumentou que as eleições autáquicas têm sido realizadas sempre neste mês e que "não tem sentido desviá-las". O socialista alegou ainda que a reforma administrativa das freguesias e a reorganização dos cadernos eleitorais exigem tempo. E que, por isso, "o país teria tudo a ganhar" com a data de 13 de Outubro.

Já o PCP, considera que o dia 6 de Outubro seria a data ideal, já que no dia 13 muito católicos se deslocam em peregrinação a Fátima. O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, defendeu que, tendo em conta os prazos legais e a experiência de eleições anteriores, se inclinava para 13 de Outubro, mas que, por respeito às cerimónias religiosas, aceita antecipar para dia 6.

João Semedo, coordenador do BE, prefere o dia 13, embora também deixe a porta aberta a 6 de Outubro. A antecipação para Setembro seria "anormal", na visão dos bloquistas, até porque não há "nenhum facto extraordinário" para que isso suceda. O líder do BEdisse ainda que a maioria PSD/CDS " quer que os portugueses vão votar ainda sem conhecimento do que serão as linhas gerais do Orçamento do Estado" para 2014.

O último dos partidos com assento parlamentar, o PEV, disse em São bento que qualquer um dos dos dois domingos de Outubro é uma boa data para as eleições do poder local, já que não colidem com períodos preferenciais de férias dos portugueses.

A lei eleitoral autárquica prevê que as eleições possam decorrer entre 22 de Setembro e 14 de Outubro, desde que coincidam com um domingo ou um feriado nacional. Assim sendo, as datas em cima da mesa para este ano são 22 e 29 de Setembro ou 6 e 13 de Outubro. Estas são as únicas eleições marcadas por decreto do Governo.


 
 
 

Sugerir correcção
Comentar