Mota Soares diz que propostas do PS disparam défice

Centeno defende PS. Pires de Lima afirma que "maioria histórica" está ao alcance da coligação.

Foto
António Pires de Lima, presidente da Unicer Carlos Lopes

O vice-presidente do CDS, Luís Pedro Mota Soares, defendeu este sábado, ao intervir na Escola de Quadros do CDS, em Ofir, que as medidas apresentadas pelo PS vão fazer aumentar o défice, o que atira Portugal de novo para o grupo dos países incumpridores e "arrasa todas as promessas eleitorais".

"Um défice acima de 3% é arrasar todas as promessas eleitorais que sejam feitas nesta campanha. Qualquer Governo que no futuro venha a apresentar um défice acima dos 3% o que lhe vai acontecer é deitar por terra todas as ilusões, todas as promessas, tudo o que andou a prometer e que efectivamente não consegue cumprir", afirmou Mota Soares, que garantiu não acreditar excessivamente nas sondagens, sejam boas ou más, e apelou ao diálogo que leve as pessoas a votar, para que as eleições não sejam vencidas pela abstenção.

"Passamos de um país cumpridor, com o respeito e a credibilidade e nacional e internacional que conseguimos nos últimos quatro anos, para passarmos a ser um país incumpridor. Um país incumpridor é um país sujeito a sanções, ao pagamento de multas, entra num processo de défice excessivo", argumentou. De acordo com Mota Soares, no programa do PS, "só a medida da redução da TSU, que tem um impacto de 0,33%, coloca o défice efetivamente nos 3%". Com outras medidas, como a revogação dos mínimos sociais, a eliminação da sobretaxa, o IVA da restauração, o complemento salarial, o défice fica em 4,1%, apontou o dirigente centrista.

Mota Soares contabilizou ainda o "conjunto de medidas do PS que puxam o défice para baixo", como as referentes ao imposto sucessório, racionalização de serviços públicos, mesmo assim, disse, "a conta final do défice das contas públicas do PS é 3,6%".

Reagindo em nome do PS, Mário Centeno considerou que "a coligação não fala das suas contas porque não as tem. Foi também por isso que a UTAO [Unidade Técnica de Apoio Orçamental] colocou reservas ao programa de estabilidade e é por isso que continuam a errar na leitura que fazem das contas do programa eleitoral do PS". O coordenador do porgrama económico do PS acrescentou: "Um Governo que, quatro anos depois de tomar posse, apresenta défices na ordem dos 7,3 e 5,4% não sabe fazer contas. A redução do défice face a 2011 é de 0,1%. Ao contrário do que diz o primeiro-ministro, a despesa da administração central subiu no primeiro semestre 2,7% e os impostos sobem porque não são feitos os reembolsos. Assim, com o dinheiro dos outros, é fácil. Mas não é sério."

 

Maioria ao alcance

Na sexta-feira à noite foi a vez de António Pires de Lima, Presidente do Conselho Nacional do CDS, defender que está ao alcance da coligação Portugal à Frente ganhar as eleições de 4 de Outubro com "uma maioria histórica ou uma maioria absoluta". "Eu acho que está ao nosso alcance, se mantivermos uma trajetória consistente, coerente e de firmeza nas próximas quatro semanas, ganhar e com uma maioria histórica ou uma maioria absoluta as próximas eleições", afirmou Pires de Lima, que salientou a mportância de PSD e CDS ganharem as eleições para consolidarem o caminho da "liberdade de escolha" na economia, que, "por respeitar a liberdade das pessoas depois formata a oferta dos serviços públicos em função dessa liberdade".
Falando a propósito do projecto liberal do Grupo de Ofir, liderado por Francisco Lucas Pires, e em que participou António Lobo Xavier, que também participou neste debate, Pires de Lima argumentou que a liberdade de escolha, em áreas como a educação e a segurança social "continua a estar a 10 ou 15 anos de modelos, não de direita, mas do Reino Unido e dos países escandinavos". António Pires de Lima disse ficar "contente por as listas de poderosos incluírem mais empresários" porque "não é suposto um ministro da Economia ser um poderoso da economia, o palco principal de uma economia saudável são os empresários, são as empresas, são os gestores".
O dirigente centrista criticou longamente o modelo económico do PS, que disse ser "rigorosamente" o mesmo da gestão do ex-primeiro-ministro José Sócrates.
Pires de Lima manifestou surpresa que uma pessoa com a experiência que o secretário-geral do PS, António Costa, "supostamente tem", ter caído "na esparrela da proposta para a Segurança Social" apresentada na Agenda para a Década. Por outro lado, considerou que o "excesso de consumo" que esse programa económico pressupõe vai "provocar um curto-circuito nas contas externas".


Sugerir correcção
Ler 5 comentários