Mahmud Abbas recebido hoje por Cavaco Silva e José Sócrátes

Foto
Mahmud Abbas Loay Abu Haykel/Reuters

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, é recebido hoje pelo presidente da República, Cavaco Silva, e pelo primeiro-ministro e presidente em exercício da União Europeia, José Sócrates, no âmbito de uma curta visita de trabalho a Portugal.

Mahmud Abbas desloca-se ao Palácio de Belém pelas 09h15 e, após o encontro com Cavaco Silva, reúne-se com o Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Jorge Sampaio, às 12h00.

De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o encontro de Abbas com José Sócrates e com o chefe da diplomacia portuguesa, Luís Amado, está previsto para as 15h30, seguindo-se o presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, às 19h30.

A situação na Palestina e o processo de paz israelo-palestiniano, uma das questões prioritárias da presidência portuguesa da UE, assim como as relações bilaterais e o seu reforço fazem parte da agenda dos contactos.

O presidente da Autoridade Palestiniana cruzou-se com o primeiro-ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros portugueses no início da semana em Nova Iorque, onde Abbas se encontrou com o presidente norte-americano, George W. Bush, e Sócrates e Amado participaram na Assembleia-Geral da ONU.

O chefe da diplomacia portuguesa e presidente em exercício do Conselho de Ministros da União Europeia participou igualmente em Nova Iorque num encontro do Quarteto para a Paz no Médio Oriente, que além da UE, inclui a ONU, os Estados Unidos e a Rússia.

Amado esteve com Abbas na Cisjordânia, a 11 de Setembro, durante uma visita de dois dias à região, quando se encontrou também com o primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert.

Sugerir correcção
Comentar