Machete avisa que portugueses envolvidos no Estado Islâmico são terroristas

Envolvimento no grupo jihadista não pode ocorrer "de ânimo leve", diz ministro dos Negócios Estrangeiros português.

Foto
Rui Machete Miguel Manso

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, avisou nesta quinta-feira que os portugueses que participem em acções do autoproclamado Estado Islâmico serão considerados terroristas e que o seu envolvimento no grupo jihadista não pode ocorrer "de ânimo leve".

"É muito importante alertar os portugueses e as portuguesas de que este fenómeno [do grupo radical Estado Islâmico] não é uma brincadeira, é uma coisa muito séria, e não podem, de ânimo leve, fazer uma viagem à Síria e participar em operações, porque são operações de terrorismo, comandadas por assassinos que praticam crimes hediondos", declarou o governante português aos jornalistas, em Lisboa, falando à margem da primeira gala Portugal-China, promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa.

Segundo o chefe da diplomacia portuguesa, "é muito importante que as pessoas percebam a gravidade desses eventuais actos e compreendam que passam a ser consideradas como terroristas".

"Evidentemente não é de ânimo leve que uma pessoa pode iniciar uma aventura destas. Isto não é uma viagem de turismo", alertou.

Questionado sobre se houve algum desenvolvimento na situação de cidadãos nacionais que tenham estado envolvidos com o designado Estado Islâmico (EI) e que pretendam regressar a Portugal - como Rui Machete anunciou na semana passada -, o ministro respondeu: "Aí, não tenho nenhuma informação que possa dar sobre o assunto".

Sobre a sua audição na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades, marcada para o próximo dia 11, pedida pelo PS, a propósito das declarações que fez sobre o envolvimento de portugueses nas actividades deste grupo extremista, o governante voltou a desvalorizar a polémica.

"O problema foi fazerem uma tempestade num copo de água, visto que eu não disse nada de novo", declarou, acrescentando que a reunião da comissão vai decorrer à porta aberta, como tinha proposto, porque não estão em causa "informações sigilosas".

Machete reiterou hoje que nas suas declarações, feitas na semana passada numa entrevista, se limitou a "repetir coisas" que haviam sido "publicadas em vários jornais portugueses, antes".

Instado a comentar se as suas afirmações poderão ter colocado portugueses em risco, o ministro disse que "se ficarem em risco, já tinham ficado com as declarações que tinham sido feitas anteriormente" nessas publicações.

Em entrevista à Rádio Renascença, na semana passada, o ministro dos Negócios Estrangeiros revelou existirem "entre 12 a 15" cidadãos nacionais a combater nas fileiras do EI e que há portugueses que pretendem regressar ao país.

O PS apresentou então um pedido potestativo para ouvir o ministro com carácter de urgência, em sede de comissão parlamentar, classificando de "irresponsáveis" as declarações do chefe da diplomacia portuguesa e considerando poder tratar-se de um caso de informação sigilosa.

No entanto, na sexta-feira, o ministro negou ter divulgado informação classificada e disse não ter revelado "qualquer informação" que permita identificar os portugueses ligados ao EI, manifestando-se disponível para ser ouvido no Parlamento à porta aberta, o que foi aceite pelos deputados.

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, ao ser questionado sobre portugueses que pretendem abandonar o EI, disse: "Não vou divulgar informações que tenho sobre essa matéria ou outra qualquer matéria classificada".

Sugerir correcção
Ler 1 comentários