Luísa Mesquita passou a vereadora independente na Câmara de Santarém

Foto
Dos quatro presidentes de junta de Santarém eleitos pela CDU, dois vão entregar o cartão de militante contra a expulsão de Mesquita Nuno Ferreira Santos/PÚBLICO (arquivo)

A deputada Luísa Mesquita, que foi ontem expulsa do PCP, passou à condição de vereadora independente na Câmara de Santarém, anunciou hoje o presidente da autarquia.

Sem querer comentar o caso concreto, Moita Flores limitou-se a confirmar que "a câmara foi informada que a vereadora iria passar a independente", depois do PCP se ter decidido pela sua expulsão do partido.

Das sete juntas de freguesia que tiveram uma vitória da CDU, quatro são militantes do partido. Dois destes já anunciaram que vão entregar o seu cartão como forma de protesto. Firmino Oliveira, presidente da Junta de Freguesia de Vaqueiros, afirmou que em necessita de um "período de reflexão" antes de tomar qualquer iniciativa nesse sentido. "Não preciso de entregar o cartão para demonstrar solidariedade com a vereadora Luísa Mesquita", explicou Firmino Oliveira, salientando que tenciona "continuar a trabalhar" com eleita da CDU, como "aconteceu no passado".

"As medidas que foram tomadas em relação à vereadora não respeitam a vontade dos militantes" que estavam "satisfeitos com o seu trabalho", disse o autarca, que critica a posição dos dirigentes do PCP. "Acredito que não é este o pensar da base mas apenas de alguns que tomaram esta posição contra a vontade dos militantes", acrescentou Firmino Oliveira.

Octávio Augusto, dirigente da Direcção da Organização Regional de Santarém (Dorsa) do PCP, recordou à agência Lusa que "todos os presidentes de junta foram sendo ouvidos sobre este processo", tendo sido "variadíssimas as conversas" entre os dirigentes partidários e os autarcas eleitos.

Por outro lado, quem "acusa o PCP de estar a mentir precisa de concretizar onde é que se está a mentir", desafiou Octávio Augusto, garantindo que a deputada foi avisada "por carta e email" da decisão da Dorsa. "O processo demorou o tempo que demorou porque a Luísa Mesquita não respondeu a dois pedidos de reunião", acrescentou o dirigente do PCP.

Esta manhã, a estrutura local comunista informou a autarquia que se deixou de rever na vereadora como sua representante, revelou ainda Octávio Augusto.

Sugerir correcção
Comentar