Luís Filipe Pereira eleito para presidir ao Conselho Económico e Social

Em 183 deputados votantes, 134 votaram a favor.

Foto
O PSD quer manter Luís Filipe Pereira no cargo

O ex-ministro da Saúde Luís Filipe Pereira foi eleito por 134 votos a favor dos deputados, num total de 183 votantes, para a presidência do Conselho Económico e Social, substituindo Silva Peneda.

O resultado da votação (com 42 votos brancos e 7 nulos) foi 12 votos superior ao exigido, já que a eleição exige dois terços dos deputados presentes desde que superior à maioria absoluta de parlamentares em funções. 

Estes números significam que a bancada socialista deu consentimento à eleição de Luís Filipe Pereira até às legislativas, altura em que terá de se fazer nova votação.

Os socialistas pretendiam, numa primeira fase, escolher um nome que fosse da sua área política para assumir interinamente a presidência do CES até às eleições em Outubro. Mas a maioria recusou uma solução temporária e acabaram por chegar a um compromisso, apresentando o nome de Luís Filipe Pereira, que pode ou não ser reeleito nas próximas eleições.

O antigo titular da pasta da Saúde de Durão Barroso e Santana Lopes vai substituir José Silva Peneda, que já saiu do CES para integrar a equipa do Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. 

Sugerir correcção
Comentar