Louçã acusa Passos de ser o “cangalheiro da melhor maternidade” do país

Passos disse desconhecer o calendário de encerramento da MAC Nuno Ferreira Santos/arquivo

O primeiro-ministro disse nesta sexta-feira desconhecer o calendário de encerramento da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, depois de ter sido apontado pelo líder do Bloco de Esquerda como “o cangalheiro da melhor maternidade” do país.

No debate quinzenal no Parlamento, Francisco Louçã referiu-se ao encerramento da MAC até ao fim deste ano, anunciado esta quinta-feira pela administração da maternidade, para acusar o Governo de justificar este processo “com três mentiras”. “Na semana passada, anunciada a carta hospitalar, nada estava previsto sobre o encerramento, está a anunciado o encerramento; quando se discutiu a perspectiva de futuro da MAC o Governo assegurava que queria manter a qualidade, agora fecha por razões económicas; não queria dividir os serviços da MAC no futuro, agora começa a dividi-los”, criticou.

Depois, o coordenador bloquista deixou uma questão ao primeiro-ministro, Passos Coelho: “Como é que se sente como cangalheiro da melhor maternidade de Portugal?”.

Na resposta a Louçã, o chefe do Governo sublinhou que “a MAC tem previsão de encerramento há muitos anos” e que “não foi este Governo que introduziu essa matéria na discussão da carta hospitalar”, mas disse não ter sido “informado pelo ministro da Saúde” sobre o calendário.

“O encerramento da MAC está há muitos anos na agenda da carta hospitalar, respondi já a esse respeito e o senhor ministro da Saúde também, que a forma como decorrerá esse encerramento, que está previsto acontecer nos próximos anos, será oportunamente divulgada”, afirmou Passos, acrescentando que apenas teve conhecimento através dos jornais desta sexta-feira de “uma intenção de encerrar até ao final deste ano”.

“Não tenho conhecimento através do senhor ministro da Saúde dessa intenção, portanto não vou fazer qualquer especulação neste debate à volta disso”, referiu.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues