Livre convida partidos a discursar no seu congresso

Partido destaca diálogo com a Manifesto para constituir um movimento político que transforme a governação do país já nas próximas legislativas.

Foto
Fernando Veludo / NFactos

O Livre decidiu apostar num modelo inovador e, além de convidar formalmente outros partidos para estarem presentes no seu congresso a 5 de Outubro, quer dar-lhes palco e pô-los a discursar.

Um comunicado do partido refere que, “pela primeira vez em Portugal, partidos e movimentos congéneres ao LIVRE serão convidados não apenas a assistir ao congresso, mas terão também possibilidade de nele intervir, apresentando directamente aos congressistas e a toda a opinião pública as suas mensagens políticas”.

O partido, cujo fundador é o ex-eurodeputado Rui Tavares, acredita que esta é uma forma de contribuir para um "debate plural" que permita responder aos desafios da esquerda nos próximos tempos.

A direcção do Livre esteve reunida este fim-de-semana na Covilhã, onde aproveitou para fazer também um ponto de situação sobre a ronda de diálogos pela esquerda que o partido iniciou no Verão com vários partidos e movimentos.

No quadro da convergência, a Assembleia do partido - órgão máximo entre congressos -  mandatou o grupo de contacto para fazer “todos os esforços para a construção de uma plataforma política e programática comum para a mudança”, dando especial atenção ao diálogo já iniciado com a Associação Forum Manifesto, que integra os ex-bloquistas Ana Drago e Daniel Oliveira, entre outros.

O objectivo do Livre é, assim, a constituição de "um movimento democrático e progressista, inclusivo e plural, para transformar a governação e o país num sentido mais justo e solidário" já nas legislativas do próximo ano.

Sugerir correcção
Comentar