Lista de deputados abre demissões no PS de Braga

Líder da distrital, Joaquim Barreto, nega a nomeação de um candidato a deputado para o Parlamento em 2015. Presidente da concelhia do PS de Vila Verde bate com a porta.

Foto
A distrital de Braga do PS está agitada por várias demissões Paulo Ricca/Arquivo

O PS de Braga continua desavindo. O líder da concelhia de Vila Verde do PS e primeiro vereador do PS no executivo, Luís Filipe Silva, apoiante de António José Seguro, demitiu-se este sábado pelo facto de estar a ser “alvo de ataques na imprensa local que fragilizam o partido”. Mas este bater de porta foi concertado com o líder da distrital, Joaquim Barreto, um incondicional apoiante de António Costa.

Para além desta situação, três vereadores do PS da Câmara de Fafe - Pompeu Martins, Helena Lemos e Victor Moreira (este último esteve ao lado do ex-secretário-geral na disputa interna das primárias) - demitiram-se do secretariado concelhio.

Um presidente de câmara socialista do distrito teme que o mal-estar que se sente em Vila Verde, Fafe e também em Cabeceiras de Basto, cujo presidente da câmara, Serafim China Pereira, se demitiu, se estenda a outros concelhos e responsabiliza o actual presidente da distrital por não te conseguidor unir o partido.

Nos bastidores do PS e fora deles, há quem garanta que esta insatisfação tem a ver com a futura lista de deputados à Assembleia da República e asseguram que o líder da distrital terá prometido à ala costista, à revelia de Luís Filipe Silva, a entrada de um apoiante do secretário-geral na lista. A meio da tarde desta segunda-feira, surgiram rumores de que haveria também demissões no concelho de Amares, mas essa informação não foi confirmada.

Ao PÚBLICO, Joaquim Barreto negou que tenha feito qualquer promessa. “É mentira!” “Não prometi nenhum cargo a ninguém, esse assunto será tratado quando o PS abrir o processo de designação dos candidatos a deputados”, declarou o dirigente, afirmando que a sua eleição para a comissão política distrital de Braga “não teve em conta nenhuma promessa”.

E depois disparou contra o actual eurodeputado do PSD e ex-presidente da Câmara de Vila Verde: “Não aceitamos candidatos indicados por José Manuel Fernandes”. “Esse senhor está tão deslumbrado com o poder que já quer indicar os candidatos a deputados do PS”, afirma, acusando o eurodeputado de estar a provocar instabilidade no PS.

Joaquim Barreto revelou ainda que a distrital está a preparar uma tomada de posição, que será conhecida ainda esta semana, que procura responder aos ataques do social-democrata José Manuel Fernandes,

Luís Filipe Silva, que liderou a candidatura socialista à Câmara de Vila Verde disse ao PÚBLICO que se demitiu porque “não podia permitir que continuassem a utilizar o [seu] nome fragilizando a estrutura a que presido e também o projecto autárquico socialista na câmara”.

Uma eventual recandidatura à liderança da concelhia está completamente afastada pelo dirigente demissionário, que desconhece se o número dois da concelhia, Carlos Mendes, vai assumir o seu lugar. “Não funcionamos pela ambição de uma pessoa. Tenho a certeza que as decisões a tomar irão no sentido do espírito de grupo”, diz Filipe Silva, depois de revelar que deverá realizar-se ainda esta semana uma reunião para clarificar a situação.
 

 

Sugerir correcção
Comentar