Líder do PS diz que "é preciso dizer basta à política do Governo" PSD/CDS

Num encontro com simpatizantes e militantes em Almada, Costa defendeu que as "finanças públicas não estão melhores do que há quatro anos".

Foto
Costa esteve reunido com os autarcas do distrito de Viana do Castelo Nuno Ferreira Santos

O secretário-geral do PS afirmou terça-feira, em Almada, que é preciso dizer ‘basta!’ à política do Governo PSD/CDS e deixar claro que, com os socialistas, não haverá arranjinhos com outros protagonistas para prosseguir as mesmas políticas.

“É preciso dizer ‘basta!’ a esta política e, para isso, é preciso mudar de Governo; essa é a nossa responsabilidade”, afirmou António Costa, num encontro com cerca de duas centenas de simpatizantes e militantes socialistas na Academia Almadense, em Almada.

Costa aproveitou um relatório do Parlamento Europeu sobre o impacto da crise nos direitos fundamentais nos países-membros da União Europeia, designadamente em Portugal, para salientar aquilo que considerou ser o fracasso das políticas do actual Governo, no que respeita ao desemprego, educação, saúde e segurança social.

“O que temos de deixar claro aos portugueses é que não haverá arranjinhos para, com outros protagonistas, prosseguir as mesmas políticas”, declarou o líder do PS, sublinhando: “O país olha para nós e percebe que somos nós que podemos construir uma alternativa.”

No encontro, em que teceu duras críticas à governação PSD/CDS, António Costa afirmou também que, “ao contrário do que o Governo diz, apesar dos cortes nos salários, cortes nas pensões, cortes das despesas sociais, apesar do aumento da carga fiscal, a verdade é que as finanças públicas não estão melhores do que há quatro anos”.

“Há quatro anos, a dívida era muito grande, estava nos 97% do nosso PIB [Produto Interno Bruto]; hoje está bastante maior, está em 130% do PIB. Aquilo que nós temos de concluir, ao fim destes quatro anos, é que este Governo fracassou e a sua política falhou. Nem temos melhor economia, nem temos melhores finanças públicas”, declarou.

Para António Costa, a posição do Fundo Monetário Internacional (FMI) que defendeu terça-feira a necessidade de mais investimento público na União Europeia, também veio evidenciar o fracasso da política da governação PSD/CDS, que, segundo o líder socialista, apontava para a necessidade de se cortar no investimento público que só endividava o país.

“Hoje, veio o FMI dizer que bem pode o Banco Central Europeu aumentar a liquidez da banca, bem pode haver vontade de mais investimento privado, mas se não houver mais investimento público que alavanque o investimento privado, nós não voltaremos a ter investimento e não voltaremos a crescer de uma forma sustentada", disse.

No encontro em Almada, António Costa manifestou também grande preocupação com o desemprego em Portugal, salientando que, contabilizando os desempregados que não estão inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional e as 350.000 pessoas que emigraram, “a taxa de desemprego efectivo do país não está nos 13%, mas já passa os 20%”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários