Jovens sociais-democratas recebem formação política

Universidade de Verão da JSD inicia-se esta segunda-feira em Castelo de Vide Conta com António Barreto, António Vitorino, Daniel Bessa, Rui Tavares e Daniel Innerarity..

Uma aula de finanças e economia, uma aula sobre Europa, uma aula sobre o Estado e uma aula de ciência política dadas por ex-ministros do PS, actuais ministros do PSD e pelo comentador Marcelo Rebelo de Sousa. Cem alunos, na sua maioria militantes do PSD ou da JSD, começam esta segunda-feira, em Castelo de Vide, uma semana de formação política.

Na edição deste ano da Universidade de Verão da JSD, as questões ideológicas sobressaem não só pelo tema escolhido como pelos convidados mais conotados com a área da esquerda. A importância da clivagem Esquerda/Direita será debatida esta terça-feira pelo ministro Poiares Maduro e pelo líder do Partido Livre Rui Tavares e um dia depois o sociólogo António Barreto, sociólogo e antigo ministro do PS, fala sobre o retrato do Portugal democrático. À noite outro antigo ministro do PS – António Vitorino – tem a seu cargo um dos jantares-conferência, sem tema conhecido. Um outro ex-ministro socialista, Daniel Bessa, que tinha a pasta da Economia, foi desafiado para responder à pergunta “O que temos de fazer para ter uma economia sustentável?”. É o jantar-conferência de quinta-feira.

Como habitualmente Marcelo Rebelo de Sousa, comentador e antigo presidente do PSD, tem uma sessão reservada para ciência política – sob a capa “Portugal e PSD, 40 anos de democracia” – mas este ano a aula sobre Europa está nas mãos da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque. Pouco habitual é também a participação de convidados estrangeiros mas a edição de 2014 abriu uma excepção para Daniel Innerarity, professor catedrático de Filosofia Social e Política na Universidade de Saragoça.

Desde 2003 que se realizam as Universidades de Verão da JSD com vista a dar formação política aos jovens. Duarte Marques, que está na organização da iniciativa, salienta os ganhos não só para o partido como para a sociedade. “Há um conjunto de mais-valias que ali são dadas como a capacidade de ser crítico. Se tiver gente mais preparada, a procurar a dúvida, chega a um nível de exigência que nunca teve”, afirmou ao PÚBLICO. A iniciativa termina no próximo domingo com uma intervenção com o presidente do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

 
 

   


 

   


 

   





Sugerir correcção
Comentar