Jornadas parlamentares de PSD e CDS-PP apostam tudo na Economia

Situação económica é tema exclusivo das jornadas da coligação que vão ter apenas dois membros do Governo, Paulo Portas a abrir os trabalhos e Passos Coelho a encerrar. Os restantes oradores serão economistas convidados.

Foto
Paulo Portas abre trabalhos das jornadas parlamentares conjuntas do PSD e CDS. Miguel Manso

As jornadas parlamentares do PSD e CDS-PP, marcadas para o início da próxima semana, vão ter a Economia como tema único, apurou o PÚBLICO junto de fonte do PSD.

Os organizadores das jornadas conjuntas, que vão ter lugar numa unidade hoteleira em Alcochete na segunda e terça-feira, ainda ponderaram alargar a temática à área social, mas acabaram por apostar tudo exclusivamente na situação económica. “É uma opção que se percebe facilmente, tendo em conta o momento político na Europa e em Portugal”, refere a mesma fonte.

A abertura das jornadas, na segunda-feira de manhã, será feita por Paulo Portas, líder do CDS-PP, e o encerramento, no segundo e ultimo dia, estará a cargo de Pedro Passos Coelho, presidente do PSD. O primeiro-ministro e o vice-primeiro-ministro são, de resto, os únicos membros do Governo presentes no encontro como oradores.

As restantes intervenções previstas no programa de trabalhos são as dos líderes parlamentares de cada um dos partidos, Luís Montenegro (PSD) e Nuno Magalhães (CDS-PP), e de “economistas independentes e de renome nacional”.

Entre os economistas convidados estão os jornalistas e comentadores José Gomes Ferreira e Camilo Lourenço.

O painel destinado à intervenção dos economistas convidados está marcado para a segunda-feira à tarde, depois do almoço que se segue à sessão de abertura dos trabalhos.

A organização das primeiras jornadas conjuntas, desde que foi apresentada a coligação, preparou o encontro tendo em conta que são também as ultimas jornadas parlamentares antes das legislativas previstas para o final do ano.

Os dois grupos parlamentares estão confiantes numa adesão dos deputados “entre os 80 e 90%”, com a ausência “somente daqueles que se encontram em missões oficiais no estrangeiro”, porque o actual momento, na vida interna dos partidos, é de elaboração das listas de candidatos em cada um dos círculos eleitorais.

A preparação das eleições legislativas tem um período reservado no programa das jornadas. A manhã de terça-feira é “mais interna”, fechada a jornalistas e convidados, por ser um momento de debate sobre a estratégia a adoptar para os meses que restam da actual legislatura e preparatório das eleições.

Antes do almoço terá lugar, então, o discurso de encerramento de Passos Coelho. Nesta fase poderá estar presente a ministra das Finanças. Maria Luís Albuquerque, que é deputada eleita por Setúbal, onde foi cabeça-de-lista do PSD em 2011, não está no programa oficial mas foi convidada para assistir ao encerramento dos trabalhos.

Sugerir correcção
Comentar