Jorge Miranda defende que é “indispensável” fiscalização do Orçamento

Painel de quatro constitucionalistas debateu os direitos sociais e os modelos de Estado Social permitidos pela Constituição. Catedrático Gomes Canotilho alerta para perigo de cidadania transformada numa lógica do "cliente".

Foto
Constitucionalista teme "projecto neoliberal" de refundação do Estado social Enric Vives-Rubio

O constitucionalista Jorge Miranda defendeu esta segunda-feira de manhã, num debate sobre a sustentabilidade do Estado social, que é “indispensável” a fiscalização do Orçamento do Estado (OE). E insistiu que o Presidente da República deve enviá-lo para o Tribunal Constitucional.

Acompanhado de outros três constitucionalistas – Gomes Canotilho, Jorge Reis Novais e Carlos Blanco de Morais –, que compunham um painel de debate sobre o Estado social, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Jorge Miranda acrescentou que a situação económica e financeira tem de se compaginar com a existência de direitos fundamentais. E que, em sua defesa, “a última palavra deve ser dos tribunais, não da classe política nem da classe dos banqueiros”.

Jorge Miranda voltou a insistir na necessidade de o Presidente da República solicitar a fiscalização preventiva de algumas normas do OE para 2013 e disse que pode estar em causa um “projecto de refundação do Estado neoliberal”.

O professor catedrático de Direito Constitucional voltou a defender, no âmbito da Educação, o ensino obrigatório como gratuito – sob pena de violar a Constituição –, e disse que o problema básico de sustentabilidade do Estado social é um problema de natalidade e não financeiro.

O também professor catedrático Gomes Canotilho, que se referiu à Constituição como “um amplo catálogo de direitos económicos, sociais e culturais”, defendeu que há uma falta de sintonia entre os discursos económicos e constitucionais. Canotilho disse ainda que, no “linguajar económico”, direitos económicos, sociais e culturais são “excepcionalmente públicos” e não “fundamentalmente públicos”.

Numa intervenção em que colocou a questão sobre como articular o Estado social com a crise fiscal do Estado, o professor de Coimbra criticou ainda os “intelectuais” que deixaram de questionar se uma medida é boa ou má, mas inquirem apenas se é eficaz, numa visão da política económica que se restringe a gerar recursos e não a redistribuir riqueza. Para Gomes Canotilho, a discussão pressupõe responder se há ou não jurisdição estatal e se estamos ou não ainda num Estado constitucional e democrático. “A pergunta é importante, porque, às vezes, parece que não”, disse.

Gomes Canotilho disse que o Direito Constitucional deve acompanhar o esforço de racionalização dos recursos, o que é diferente, disse, de “estar na transição para um Estado pós-social com subversão de alguma justiça social.” E justificou: “Não há cidadania que pressuponha o cidadão como cliente, utente e consumidor”. “Basta ver quem paga impostos: são trabalhadores e pensionistas”, acrescentou, em defesa da sua tese.

Direitos sociais custam dinheiro, diz Blanco de Morais
Já o constitucionalista Carlos Blanco de Morais criticou a maioria governamental, que não apresentou “uma ideia” para a reforma do Estado Social e disse acreditar que está em causa apenas “um corte de quatro mil milhões de euros sem critério” que não seja o dos credores internacionais.

O também catedrático de Direito defendeu, no entanto, que a Constituição está “hiperinflacionada” de direitos sociais, que “custam muito dinheiro”. Para o professor, houve um crescimento não sustentado do Estado Social e é necessário pensar o modelo de Estado tendo em conta os recursos financeiros disponíveis.

O constitucionalista defendeu ainda que terá de ser repensado o modelo de gratuitidade dos ensinos básico e secundário e que uma revisão das tarefas do Estado deve englobar sectores como as autarquias, o ambiente, as obras públicas e “até a cultura”.

O catedrático Jorge Reis Novais foi mais duro em relação às opções políticas do actual Governo de maioria e defendeu o Tribunal Constitucional (TC) como o garante dos direitos sociais como direitos fundamentais. Reis Novais disse que o TC deve intervir não para dizer se a carga fiscal deve incidir mais nos rendimentos do trabalho, na Saúde ou na Educação, mas se, dentro do quadro constitucional, o poder político tomou uma decisão que fere ou não os princípios constitucionais.

O constitucionalista exemplificou com o acórdão de 2012 e disse que, apesar de concordar com a decisão de inconstitucionalidade do corte dos subsídios de férias e de Natal aos funcionários públicos e pensionistas, discordou da sua fundamentação jurídica. E avisou que, se o OE for para o TC, a decisão pode não ser a mesma: “No acórdão de 2012, o TC disse que estava a fazer um controlo de evidência, a desigualdade não é tão ostensiva neste Orçamento”.

“Há um grande défice de funcionamento democrático, neste momento”, disse Jorge Reis Novais, acrescentando que, quando os cidadãos não encontram respostas no poder político, têm o TC.
 
 

Sugerir correcção
Comentar