Jerónimo de Sousa vai pela segunda vez à sede do Bloco esta sexta-feira

Delegações dos dois partidos voltam a reunir-se um ano depois. A agenda transmitida pelos comunistas refere que serão analisadas políticas para responder aos problemas nacionais.

Foto
A reunião em Julho de 2013 na sede do BE Rui Gaudêncio

O convite partiu do PCP, mas a reunião sobre a situação política actual terá lugar na sede nacional do BE, em Lisboa. É a segunda vez que Jerónimo de Sousa, secretário-geral comunista, se desloca à rua da Palma para reunir com os coordeadores João Semedo e Catarina Martins.

O encontro, diz a nota de agenda divulgada esta segunda-feira pelo PCP, está "inserido no quadro de reuniões e contactos com organizações e forças sociais e políticas, para análise da situação do país e da política necessária para responder aos principais problemas nacionais".

Do lado do PCP, além do líder comunista, estarão presentes Jorge Cordeiro, membro do comité central, João Oliveira, líder parlamentar e igualmente membro do comité central, assim como Manuela Manuela Pinto Ângelo, que também integra o órgão máximo do partido.

Do lado do BE, segundo o PÚBLICO apurou, estarão presentes os dois coordenadores, Catarina Martins e João Semedo, o líder parlamentar Pedro Filipe Soares e o dirigente Jorge Costa.

Esta é a terceira reunião entre comunistas e bloquistas no espaço de dois anos e a segunda que decorre na sede do BE. Na última reunião, que decorreu há precisamente um ano também a pedido do PCP, os dois partidos sublinharam uma ampla convergência, que não era uma coligação. Na altura, tanto Catarina Martins como Jerónimo de Sousa concordaram com o diagnóstico de que a única saída para o país seria a demissão do Governo e a convocação de eleições legislativas antecipadas.

Depois da reunião com o Bloco, a delegação do PCP rumará à sede onde ainda terá encontros, entre outros, com “Os Verdes”, a Associação Intervenção Democrática e a central sindical CGTP.

Sugerir correcção
Comentar