Jerónimo de Sousa considera “ofensa” Governo admitir taxa sobre pensões

Jerónimo de Sousa esteve em Santiago de Cacém a apoiar a candidatura de Álvaro Beijinha Foto: Enric Vives-Rubio

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, considerou nesta sexta-feira "uma ofensa" que o Governo admita a "intenção de concretizar" uma taxa sobre as pensões e as reformas, afirmando tratar-se de um "plano de roubo organizado" aos descontos.

"Ainda hoje o primeiro-ministro voltou a confirmar, ao contrário do que diz Paulo Portas, que mantém em carteira a cobrança de uma taxa sobre todos os reformados e pensionistas", disse o líder comunista, referindo-se à declaração de Pedro Passos Coelho na Assembleia da República, durante o debate quinzenal, de que poderia ser equacionada uma "taxa suplementar de sustentabilidade".

"Dizem que tudo farão para encontrar alternativas, mas juras e promessas deste Governo duram tanto como manteiga em nariz de cão", afirmou Jerónimo de Sousa.

"A intenção de concretizar tal taxa é já uma ofensa", declarou, defendendo que tal medida representa "um verdadeiro plano de roubo organizado dos descontos realizados ao longo de uma vida".

O secretário-geral do PCP, que falava na apresentação dos candidatos do partido aos órgãos autárquicos do concelho de Santiago do Cacém, com Álvaro Beijinha como cabeça de lista à câmara municipal, acusou ainda o Governo e o Presidente da República de se terem especializado no "lançamento de foguetes de luzes", numa tentativa de desviar as atenções "da real situação do país, que continua a afundar-se".

Jerónimo de Sousa referia-se, nomeadamente, ao pacote de incentivos fiscais ao investimento anunciado pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, na quinta-feira.

No entender do dirigente comunista, as medidas essenciais para o relançamento económico "não vêem a luz do dia", considerando que os benefícios fiscais apresentados visam essencialmente "o grande capital".

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues