Ideia de que crise só sacrificou banqueiros é "uma história de fantasia", diz Costa

Para o secretário-geral do PS, o Governo está "esgotado nas soluções" e "fracassado nos objectivos”.

Foto
António Costa participou neste sábado no jantar de Natal da concelhia do PS de Castelo de Paiva RCL

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou neste sábado em Castelo de Paiva, distrito de Aveiro, que a ideia apresentada pelo primeiro-ministro de que a crise só sacrificou banqueiros "é uma história de fantasia".

A fantasia "tem sido bem exemplificada pela última intervenção do primeiro-ministro na passada sexta-feira, na Assembleia da República. A primeira fantasia que o primeiro-ministro quis apresentar ao país é esta ideia de que a crise só tem sacrificado os grandes banqueiros e tem poupado aqueles que mais são sacrificados na vida do dia-a-dia", criticou António Costa.

Para o líder socialista, o Governo "refugia-se na fantasia", considerando que a história apresentada pelo primeiro-ministro é "bonita, mas infelizmente é uma história de fantasia", não tendo "correspondência com a realidade do dia-a-dia dos portugueses e das portuguesas".

O país perdeu 350 mil cidadãos que emigraram, "há mais 90 mil a sofrer de desemprego a longo prazo" e o Rendimento Social de Inserção deixou de proteger 116 mil pessoas, contrapôs António Costa, que falava durante o jantar de Natal da Concelhia do PS de Castelo de Paiva, no salão dos bombeiros voluntários.

O secretário-geral do Partido Socialista sublinhou também que o Governo se apresenta "esgotado nas suas soluções" e "fracassado nos objectivos que tinha proposto para o país", apontando para o aumento da dívida, os "orçamentos rectificativos" que teve de fazer, assim como o facto de não ter acertado, "num único ano, nos objectivos da redução do défice".

"A recuperação económica está por demonstrar. Ninguém acredita nas previsões que o Governo apresentou", notou.

António Costa voltou também a frisar que o memorando de entendimento assinado com a troika apenas prevê "a alienação parcial" da TAP, defendendo o valor da companhia aérea para Portugal.

"A TAP é fundamental. Na era da globalização, tem a importância que as caravelas tiveram na era dos Descobrimentos", realçou, referindo que "não haverá futuro para o país" se este não estiver inserido "nas rotas da globalização".

De acordo com António Costa, "Portugal não pode prescindir da TAP", sendo importante uma "posição de controlo para garantir" a companhia aérea "ao serviço dos portugueses".

Sugerir correcção
Comentar