Honório Novo é candidato da CDU à Assembleia Municipal do Porto

Candidatura é apresentada na sexta-feira, às 18h00, com a presença de Jerónimo de Sousa.

Foto
Honório Novo ocupa actualmente o cargo de deputado do PCP na Assembleia da República Rui Farinha/Arquivo

O deputado Honório Novo é o candidato da CDU à Assembleia Municipal do Porto, nas eleições autárquicas de Outubro. Pedro Carvalho concorre à câmara, onde já é vereador, e o seu antecessor, Rui Sá, é o mandatário da candidatura, que vai ser apresentada na sexta-feira.

Em comunicado, o gabinete de imprensa da CDU acrescenta que o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, vai estar presente na apresentação formal da candidatura comunista à Câmara do Porto, marcada para as 18h00 de sexta-feira.

A candidatura de Honório Novo, deputado do PCP eleito pelo distrito do Porto desde 1999, à Assembleia Municipal do Porto é a grande novidade da candidatura comunista à autarquia portuense.

O engenheiro, de 62 anos, foi deputado no Parlamento Europeu até 1999 e desde então ocupa o cargo de deputado do PCP na Assembleia da República.

Foi também vereador nas câmaras de Gaia, entre 1990 e 1994, e de Matosinhos, entre 2001 e 2009, altura em que a CDU não elegeu nenhum vereador para este município.

A candidatura de Pedro Carvalho à Câmara do Porto já era praticamente dada como certa em vários discursos dos dirigentes locais do PCP, mas só agora surge a oficialização: o economista de 40 anos, que, em Novembro de 2011, substituiu Rui Sá na vereação da CDU da autarquia, é candidato à Câmara do Porto.

Rui Sá, eleito municipal no Porto durante quase 27 anos, regressa agora à cena política com o cargo de mandatário da candidatura da CDU â Câmara do Porto nas autárquicas deste ano, revela o comunicado do gabinete de imprensa da Direcção da Organização Regional do Porto (DORP) do PCP.

Rui Sá anunciou, a 15 de Novembro de 2011, que abandonava o executivo municipal e que seria substituído por Pedro Carvalho, até então deputado municipal da CDU no Porto. O engenheiro foi vereador da Câmara do Porto cerca de 12 anos e meio e assumiu o pelouro do Ambiente entre 2002 e 2005, no primeiro mandato de Rui Rio (PSD) como presidente.

Belmiro Magalhães, da direcção da organização concelhia do Porto do PCP, justificou na altura a substituição como uma “renovação natural”, tendo em vista a “gestão muito mais gravosa” dos próximos dois anos da presidência de Rui Rio.

O dirigente comunista acrescentou que a decisão foi tomada por Sá e pelo partido e Rui Sá justificou que “era altura de ser substituído”, depois de quase 27 anos como eleito municipal do Porto (12 e meio como vereador e 14 como deputado municipal).

Sugerir correcção
Comentar