Governo espanhol felicita Passos por resultado das legislativas

Tanto Mariano Rajoy como a vice-presidente do Governo espanhol congratularam-se com o resultado alcançado pela coligação Portugal à Frente.

Foto
A coligação PSD/CDS-PP ganhou as eleições legislativas, mas perdeu a maioria absoluta Daniel Rocha

A vice-presidente do Governo espanhol, Soraya Sáenz de Santamaría, felicitou nesta segunda-feira a coligação PSD/CDS-PP pelo resultado nas eleições legislativas em Portugal, considerando que os cidadãos reconheceram "os esforços tremendos para sair da crise".

Numa declaração aos jornalistas antes de inaugurar a primeira cimeira mundial do turismo de compras, em Madrid, a "número dois" de Mariano Rajoy (PP, direita no poder) recordou os "esforços tremendos" feitos por Portugal nos últimos anos para sair da crise, iniciar uma retoma e recuperar plena autonomia económica.

"Creio que os cidadãos reconheceram isso", disse Sáenz de Santamaría, acrescentando que Espanha continuará a ter a máxima colaboração com Portugal.

"Somos dois países vizinhos e irmãos, com muitíssimos vínculos, a nossa economia e a nossa sociedade estão muito interligadas", sublinhou a vice-presidente, para quem agora "é preciso continuar a trabalhar".

No domingo, o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, tinha também felicitado o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, pelo resultado nas eleições legislativas, afirmando que "os portugueses ficam a ganhar".

Numa curta mensagem nas redes sociais Rajoy felicitou Pedro Passos Coelho "pela sua vitória numa jornada eleitoral que foi um exemplo de civismo. Os portugueses ficam a ganhar".

A coligação PSD/CDS-PP ganhou as eleições legislativas de domingo em Portugal, elegendo 104 deputados, mas perdeu a maioria absoluta que detinha até agora. O Partido Socialista, de António Costa, manteve-se como a segunda força política no Parlamento, com 85 deputados. Ainda estão por atribuir quatro mandatos, referentes aos círculos da emigração.

Sugerir correcção
Comentar