Governo diz que “não se podia fazer mais” no combate às chamas

Ministra da Administração Interna accionou conta de emergência para apoiar donos de gado que perderam os pastos.

Foto
Fogo de 12 de Agosto em Sever do Vouga Rui Farinha

O secretário de Estado da Administração Interna disse esta terça-feira que, dada a dimensão dos incêndios registados neste mês, “não se podia fazer mais” no combate às chamas e indicou não estar prevista a requisição de mais meios aéreos. “A simultaneidade das ignições e da criação de incêndios foi tanta e tão concentrada em tantos distritos que não se podia fazer mesmo mais”, afirmou Jorge Gomes.

De acordo com o governante — que falava à margem de uma visita ao comando do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) de Lisboa —, o que aconteceu nestas últimas semanas deveu-se ao “comportamento dos cidadãos”. “Isto não acontece por acaso”, reforçou o responsável, referindo que quando “33% das ignições são à noite, alguma coisa está aqui de errado”.

Neste mês de Agosto, registaram-se incêndios de grandes dimensões principalmente no norte e centro do país, como nos distritos de Aveiro e Viseu, e na Madeira, e, além da área florestal ardida, o fogo destruiu casas e provocou a morte de três pessoas.

Falando ontem aos jornalistas, o secretário de Estado da Administração Interna recusou que tais consequências se relacionem com a falta de meios aéreos. “Podemos pensar que, se tivéssemos mais aviões [isso teria sido evitado]? Não, os aviões também não têm espaço aéreo para poder operar só em cima de um distrito. Não dá”, vincou, salientando que esta foi a “resposta possível”.

“Recordo sempre que nós tivemos 455 incêndios num dia e chegámos à noite com dez incêndios, o que quer dizer que o dispositivo respondeu e com muita eficácia”, exemplificou Jorge Gomes.

Já questionado sobre a eventual requisição de mais meios aéreos, o governante referiu não estar “nada previsto”. “Já partiram os meios aéreos de Marrocos e da Europa — de Itália, concretamente. Neste momento, estamos com os nossos meios aéreos. Mantemos o apoio russo, porque são aviões de grande porte e que vêm de bastante longe, [...] mas depois iremos libertá-los, porque nós temos recursos suficientes para a época normal”, adiantou Jorge Gomes.

Apesar de considerar que o pior já passou, o responsável lembrou que “o Verão ainda não acabou”. “Vamos ter muita calma, vamos continuar a trabalhar. Nós, cidadãos, vamos continuar a portar-nos bem e nós, Protecção Civil, estamos cá para responder e dar segurança aos cidadãos, que podem contar com o dispositivo”, sustentou.

Conta de Emergência

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, anunciou esta terça-feira que decidiu accionar a Conta de Emergência deste Ministério para ajudar os proprietários de zonas norte e centro onde os fogos da primeira quinzena destruíram pastos que deixaram em causa a alimentação de “milhares de animais (...) da espécie bovina, ovina, caprina e equídeos”.

Em comunicado, a ministra refere que, em consequência, os donos dos animais se viram obrigados a comprar alimentos para o gado. Constança Urbano de Sousa sublinha que “a decisão sobre os apoios a conceder terá em linha de conta uma avaliação rigorosa e documentada dos danos e a verificação da incapacidade de os sinistrados, pelos seus próprios meios, os superarem”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários