Governo adia apresentação das conclusões do Conselho de Ministros

Foto
O Conselho de Ministros contará a partir de amanhã com a presença de dois novos ministros Nuno Ferreira Santos

O Governo adiou para esta quinta-feira de manhã a apresentação das conclusões da reunião do Conselho de Ministros, que começou às 15h e se prolonga pela noite desta quarta-feira para avaliar o plano de contingência das contas públicas.

Para o encontro era esperada a discussão de novos limites de despesa para os ministérios, na sequência do plano de resposta do Governo ao “buraco” orçamental de 1300 milhões de euros aberto com o “chumbo” do Tribunal Constitucional de quatro normas do orçamento deste ano.

O Conselho de Ministros, que acontece por norma às quintas-feiras, foi antecipado em um dia, não coincidindo com a viagem do ministro das Finanças aos Estados Unidos. Vítor Gaspar tem voo marcado para Washington para participar em reuniões de trabalho na capital norte-americana.

A antecipação da reunião fez desta quarta-feira um dia de maratona política: o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, recebeu em S. Bento o secretário-geral do PS, antes António José Seguro se reunir com os membros da troika.

As reuniões com o primeiro-ministro e com os representantes da Comissão Europeia, FMI e BCE, não trouxeram no essencial “nada de novo”, disse Seguro. Frisando que “não houve possibilidade de corrigir a via da austeridade”, o líder socialista reforçou que não aceita “medidas que desmantelem o Estado social”.

Sugerir correcção
Comentar