França diz ter a mesma visão da Europa que Portugal

Secretário de Estado dos Assuntos Europeus francês também defende uma "leitura inteligente" do pacto de crescimento.

Foto
O secretário de Estado dos Assuntos Europeus de França, Harlem Désir, em Lisboa Enric Vives-Rubio

As autoridades francesas afirmam a identidade de pontos de vista com o novo Governo de Lisboa sobre os grandes temas da construção europeia, nomeadamente a União Económica e Monetária e a necessidade de crescimento económico.

“Temos a mesma visão da Europa”, garantiu esta segunda-feira em Lisboa o secretário de Estado dos Assuntos Europeus de França, Harlem Désir. Em declarações ao PÚBLICO após um almoço de trabalho com a sua homóloga portuguesa, Margarida Marques, Désir revelou que o novo governo de Lisboa quer virar a página da austeridade.

“Portugal atravessou um período difícil, com a crise económica e políticas de austeridade e, tal como a França, quer que todas as políticas económicas sejam postas ao serviço do crescimento”, disse.

O responsável francês foi claro: “É preciso uma leitura inteligente do pacto de crescimento, pois  a criação de emprego deve ser o objectivo.”

“Portugal quer sair do processo de défice excessivo”, acentuou. “O novo Governo quer virar a página da austeridade e esta é, também em França, a nossa opinião”, congratulou-se. “É preciso respeitar as regras [comunitárias] mas deve ser dada margem a cada Governo”, indiciou.

A este propósito, o secretário de Estado de Paris que também hoje manteve reuniões com o primeiro-ministro António Costa e com Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, recordou a importância do plano Juncker, dos 315 mil milhões de euros. “As reformas não significam retrocesso social”, alertou.

Os atentados terroristas e a luta contra o terrorismo, a vaga de refugiados, as parcerias a Sul e a relações bilaterais foram outros temas em análise. “Exprimimos a nossa solidariedade com a França contra os ataques terroristas”, disse a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários