Filha do ministro Martins da Cruz entra na faculdade com autorização especial

Foto
A filha do governante não atingiu os valores mínimos de entrada em Medicina Tiago Petinga/Lusa

A filha do ministro Martins da Cruz recebeu uma autorização especial do ministro do Ensino Superior para entrar na universidade, ao abrigo de um requisito legal de excepção que já não se verificava.

Segundo noticiou esta noite a SIC, o director-geral do Ensino Superior explicou que o parecer positivo do ministro Pedro Lynce teve por base outros regimes especiais que "não estão" na lei.
A aluna em causa, apesar das elevadas notas da candidatura que a SIC disse existirem, não atingiu os valores mínimos de entrada no curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Universidade Nova, pelo que requereu a sua admissão ao abrigo de uma cláusula que deixara de se verificar há cerca de um ano, afirmou aquele canal televisivo.

De acordo com a lei, os filhos dos diplomatas colocados no estrangeiro — Martins da Cruz era o embaixador de Portugal em Espanha quando foi nomeado para o Governo, em 2002 — podem entrar nas universidades portuguesas sem realizar exames de acesso e independentemente das notas de acesso, desde que também tenham completado o ensino secundário fora do país.

A filha de Martins da Cruz, ao acompanhar o pai no regresso a Portugal, abdicou de concluir o ensino secundário em Espanha e, assim, deixou de cumprir os requisitos especiais estipulados na lei.

A Lusa, tal como a SIC, tentou obter um comentário junto dos porta-vozes do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Ministério da Ciência e do Ensino Superior, sem sucesso.

Sugerir correcção
Comentar