Ferro Rodrigues aceita convite de Costa para liderar a bancada

Costa diz que não há nenhum impedimento para continuar na Câmara de Lisboa.

Foto
Ferro com Costa na noite das primárias do PS Nuno Ferreira Santos

O ex-secretário-geral do PS Eduardo Ferro Rodrigues aceitou esta terça-feira o convite do candidato socialista a primeiro-ministro para presidir ao grupo parlamentar do PS, refere um comunicado de António Costa.

Ferro Rodrigues, vice-presidente da Assembleia da República, ex-secretário-geral do PS e ex-ministro dos governos de António Guterres, sucede na liderança da bancada a Alberto Martins, que se demitiu deste lugar após a vitória de António Costa nas eleições primárias do PS.

À entrada da Assembleia Municipal de Lisboa, o também presidente da Câmara de Lisboa elogiou Ferro Rodrigues, de quem disse ter um "currículo político único". Com este nome de peso, António Costa acredita que a nova liderança "constituirá um grande reforço da capacidade de oposição do PS".

Passará então Ferro Rodrigues a ser o interlocutor do primeiro-ministro nos debates quinzenais? Isso será matéria da "orientação do grupo parlamentar", limitou-se a dizer António Costa.

"Ferro Rodrigues aceitou o convite de António Costa para ser o novo líder parlamentar do PS. Ferro Rodrigues irá agora elaborar a lista para a direcção parlamentar", que será eleita na próxima sexta-feira, salienta o comunicado.

No texto, destaca-se que António Costa "agradece a disponibilidade de Ferro Rodrigues, vice-presidente da Assembleia da República e antigo-secretário-geral do PS, para este desafio". "É um sinal inequívoco do empenho de todos os socialistas no reforço da oposição e na construção de uma alternativa forte", acrescenta a mesma nota.

Na câmara, sem "impedimentos"
Mesmo antes de entrar na sessão em que enfrenta os deputados concelhios, António Costa foi questionado sobre quando clarifica a sua situação enquanto presidente da câmara depois de ter sido eleito candidato socialista a primeiro-ministro e de António José Seguro lhe ter deixado o caminho livre para o lugar de líder do PS.

Mas o autarca, que em entrevista ao PÚBLICO afirmou que não seria inédito acumular a presidência da autarquia com a liderança do partido – como fez Jorge Sampaio –, disse estranhar a pergunta e respondeu que "não há nada a clarificar".

"O meu mandato na Câmara de Lisboa é até 2017 e não creio que tenha surgido algum impedimento. Quando houver alguma coisa, eu clarifico", prometeu.

Apoios de seguristas
O actual líder parlamentar, Alberto Martins, classificou o seu sucessor como uma “excelente escolha”, avisando que “é sempre difícil falar de um amigo” como Eduardo Ferro Rodrigues. "É um amigo de longa data. O passado e a biografia de Ferro Rodrigues falam por si. Acho uma excelente escolha", declarou Alberto Martins.

Alberto Martins e Eduardo Ferro Rodrigues estiveram envolvidos nas décadas de 1960 e de 1970 nas lutas políticas contra o regime do Estado Novo, apoiaram no PS as lideranças de Victor Constâncio e Jorge Sampaio, e foram ministros no segundo Governo liderado por António Guterres, entre 1999 e 2001.

Interrogado se Ferro Rodrigues dispõe de condições para unir os deputados da bancada socialista, Alberto Martins recusou-se a comentar. "Essas são perguntas que farão certamente ao líder parlamentar indigitado. Após a sua eleição, estou certo que [Ferro Rodrigues] gostará de responder a essas questões", disse. "O que tenho a dizer é congratular-me, considerando que é uma excelente escolha", repetiu o líder parlamentar demissionário do PS.

Também o deputado socialista João Soares, que esteve ao lado de António José Seguro na disputa das primárias, elogiou a escolha de Ferro Rodrigues para a presidência do grupo parlamentar do PS.

Notícia actualizada às 17h com reacções de Alberto Martins e João Soares

Sugerir correcção
Ler 20 comentários