Ferreira Leite arrasa Governo por causa da sobretaxa do IRS

Antiga presidente do PSD considera inconstitucional eventual descida da sobretaxa do IRS em 2016.

Foto
Manuela Ferreira Leite é uma das personalidades que o PSD quer ouvir Daniel Rocha

A eventual descida da sobretaxa do IRS em 2016 se, no próximo ano, o aumento das receitas do IVA e IRS ficar acima de 947 milhões de euros, foi na noite desta quinta-feira arrasada por Manuela Ferreira Leite.

No seu habitual comentário no Programa Política Mesmo da TVI 24, a antiga presidente do PSD considerou a medida “imaginativa” e afirmou que, mesmo estando inscrita no Orçamento do Estado, “não tem qualquer valor” porque o OE só vale para 2015.

A social-democrata acusa mesmo o Governo de “usar o Orçamento como um texto panfletário de propaganda eleitoral”. “É a primeira vez que vejo isso num Orçamento”, acrescenta.

Ferreira Leite considerou mesmo que a medida é inconstitucional e mostra que o CDS, que desejou uma descida do imposto já em 2015, sai derrotado e “não consegue enganar os portugueses”.

A antiga líder social-democrata considerou ainda que o que acontceu com o IRS é “um descalabro perfeito da derrocada CDS”. “Restava-lhe [ao CDS] uma outra zona que era a sua bandeira de redução dos impostos. Olha para o Orçamento e vê que a carga fiscal aumenta – e perdia a segunda bandeira -então inventaram algo que é uma forma de iludir os portugueses”

Sobre o OE em geral, Ferreira Leite quase o resumiu a uma frase: “A troika não desdenharia este Orçamento do Estado”.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários