Faria Costa eleito provedor de Justiça

A Assembleia da República elegeu nesta quarta-feira o catedrático de Direito José Faria Costa para o cargo de provedor de Justiça e o antigo ministro do PSD David Justino para presidente do Conselho Nacional de Educação.

Num universo de 207 deputados votantes, José Francisco de Faria Costa foi eleito para liderar a Provedoria de Justiça – cargo que exige maioria qualificada – com 150 votos a favor, 16 votos contra, 18 abstenções, 21 votos em branco e dois votos nulos.

David Justino, assessor da Presidência da República que participou como observador nas recentes negociações entre a maioria e o PS para um compromisso de salvação nacional, foi eleito com 145 votos a favor, 14 votos contra, 13 abstenções, 24 votos em branco e um voto nulo.

Os 207 deputados votantes elegeram ainda João Tiago dos Santos Machado, indicado pelo CDS-PP, para membro do Conselho Nacional de Educação, com 154 votos a favor, 47 contra e seis nulos.

Foram ainda eleitos os representantes dos grupos parlamentares neste Conselho: Nilza Sena (PSD), Bravo Nico (PS), Manuel Homem Cristo (CDS), Francisco Nunes dos Santos (PCP), Alda Macedo (BE) e Antero Resende (PEV), como membros efectivos, e Maria Castelo Branco (PSD), Acácio Pinto (PS), Maria Noronha e Castro (CDS), Maria Freire (PCP), Tiago Ivo Cruz (BE) e Maria Arrojado (PEV), como suplentes.
 

Sugerir correcção
Comentar