Falha tentativa de entendimento no grupo de trabalho de enriquecimento ilícito

Maioria rejeita diferenciais políticos dos restantes cidadãos na proposta que vai levar a votos. Oposição preconiza novo chumbo do Constitucional.

Foto
Jorge Lacão MIGUEL MANSO

As várias iniciativas legislativas de combate ao enriquecimento ilícito ou injustificado serão votadas separadamente na comissão de Assuntos Constitucionais depois de ter falhado esta segunda-feira uma tentativa de conciliação no grupo de trabalho informal.

Jorge Lacão (PS)  tinha proposto à maioria PSD/CDS uma separação entre os titulares de cargos políticos e os cidadãos em geral, já que os socialistas não admitem uma aplicação geral, e Teresa Leal Coelho (PSD) tinha mostrado disponibilidade para tal, mas não abdicando do tipo de crime defendido pela maioria.

Depois de uma discussão, em que Jorge Lacão imputou à deputada do CDS Teresa Anjinho a responsabilidade de dar um passo a atrás face ao "passo em frente" dado por Teresa Leal Coelho, os deputados decidiram seguir para a votação das diversas iniciativas na comissão de Assuntos Constitucionais na quarta-feira, desmarcando a reunião do grupo de trabalho prevista para terça-feira.

Teresa Anjinho interveio apenas no final da reunião, para reiterar que o projecto da maioria foi apresentado com um fio condutor, o bem jurídico", e está construído em torno desse bem jurídico, aplicando-se a todos os cidadãos".

"Fizemos o que pudemos", disse Jorge Lacão, para quem o diploma da maioria voltará a esbarrar no crivo do Tribunal Constitucional, exatamente por se aplicar a todos os cidadãos, depois de em 2012 um projeto de PSD e CDS-PP ter sido chumbado por aquele tribunal.

António Filipe (PCP) reiterou que o PCP considera que a solução da maioria é inconstitucional, sobretudo pela indefinição do bem jurídico a proteger. Pelo BE, Luís Fazenda disse temer "que este processo acabe como outros, um triste fim no Tribunal Constitucional".

Via penal versus penalização fiscal
Os projectos de lei em causa distinguem-se, em primeiro lugar, pela via que seguem: a maioria PSD/CDS segue uma via penal, criando o crime de enriquecimento injustificado, enquanto PS, PCP e BE seguem uma via essencialmente fiscal, baseando-se em declarações de património e penalizando omissões ou falsidades nessas declarações.

O universo de aplicação é outra diferença, sendo que PSD e CDS criminalizam o enriquecimento injustificado de todos os cidadãos, e também o PCP defende que a aplicação de uma lei neste âmbito não deve fazer distinções. PS e BE restringem a aplicação à esfera do Estado, nomeadamente titulares de cargos políticos ou públicos e equiparados.

A maioria excluiu a expressão "enriquecimento ilícito", que passou a "enriquecimento injustificado", numa proposta de alteração apresentada na semana passada, mantendo-se as molduras penais, de três anos, para a generalidade das pessoas que incorram no crime, e de cinco anos, para os titulares de cargos políticos ou equiparados.

O PS segue a via do reforço do regime de controlo dos acréscimos patrimoniais não justificados ou não declarados dos titulares dos cargos políticos e equiparados, propondo que apresentem no Tribunal Constitucional uma declaração de rendimentos, património e cargos sociais, ficando obrigados a actualizar essa declaração até três anos após o fim da função.

No projecto de lei do PCP, "o valor jurídico-penal tutelado é a transparência da aquisição de património e de rendimentos de valor significativamente elevado (acima de 200 salários mínimos nacionais mensais - cerca de cem mil euros ao valor actual), sendo estabelecido o dever da sua declaração à Administração Tributária dentro de um prazo legalmente estabelecido. É também regulado o dever de declaração da origem desse "acréscimo anormal de rendimentos e de património".

O BE defende que os titulares de cargos políticos ou públicos devem, no exercício de funções e nos seis anos seguintes ao fim dessas funções, fazer uma "declaração de rendimento, património e interesses a cuja entrega esteja legalmente obrigado", estando prevista, caso não o façam, uma pena de prisão até três anos e um pena de prisão de dois até cinco anos se omitirem informações.

A criação de uma Entidade da Transparência para fiscalizar as declarações é outra proposta do Bloco de Esquerda.

Sugerir correcção
Comentar