Ex-vereador do CDS protagoniza movimento autárquico independente

Paulo Caiado é o sócio número um do Unidos Por Oliveira do Bairro, mas já garantiu que não será o cabeça de lista à câmara municipal.

Foto
Paulo Caiado com Paulo Portas em 2013, durante a campanha para as eleições autárquicas Adriano Miranda

Ainda que só vá ser oficialmente constituído este sábado, através de escritura pública, o movimento Unidos Por Oliveira do Bairro (UPOB) já tem objectivos bem definidos: “ganhar as eleições para a câmara municipal, para a assembleia municipal e para as quatro juntas de freguesia” deste município da região de Aveiro. Quem o diz é Paulo Caiado, sócio número um do movimento e que era, até há bem pouco tempo, militante e vereador do CDS/PP naquele município – o seu pedido de desfiliação do partido foi conhecido no início de Setembro. A seu lado, Paulo Caiado garante ter dezenas de pessoas de vários quadrantes partidários (nomeadamente PSD, PS e CDS) e também independentes. E faz questão de deixar já uma certeza: não será ele quem irá encabeçar a lista à câmara municipal – ao contrário do que fez nas autárquicas de 2013, na candidatura do CDS-PP.

“Temos, neste momento, seis nomes de possíveis candidatos à presidência da câmara e nenhum deles é o meu”, assegura Paulo Caiado, ao mesmo tempo que anuncia que entre esse conjunto de potenciais cabeças de lista estão antigos e actuais autarcas, tanto do CDS como do PS. “Este não é um movimento de ex-militantes do CDS. É um grupo que engloba pessoas que nunca tiveram participação política activa, vários autarcas e ex-autarcas ligados ao CDS e ao PSD, e também militantes do PS”, sublinha, ao mesmo tempo que revela que o movimento já congrega muito mais do que as 30 pessoas que vão assinar a escritura de constituição da associação que vai estar na base da candidatura autárquica.

“A qualidade dos quadros que fazem parte deste movimento é absolutamente impressionante e muito superior aos quadros que os principais partidos têm actualmente à sua disposição no concelho de Oliveira do Bairro”, faz ainda questão de realçar o sócio número um do UPOB e ex-militante do CDS, ao mesmo tempo que se mostra bastante confiante numa vitória, num município onde o poder tem alternado entre os democratas-cristãos e os sociais-democratas.

Para esta perspectiva optimista de Paulo Caiado contribui o facto de, segundo adianta, o PS equacionar não apresentar uma candidatura própria aos órgãos autárquicos de Oliveira do Bairro, apoiando o UPOB. “E também porque, desde que demos nota da criação deste movimento, tem sido impressionante ver a quantidade de pessoas que vêm ter connosco a apoiar-nos, porque se revêem neste princípio de colocar os interesses do município acima das motivações partidárias”, realça ainda o ex-democrata-cristão. No pedido de desfiliação que endereçou à líder do partido, Assunção Cristas, Paulo Caiado referia que foi obrigado escolher entre a sua “fidelidade ao CDS/PP ou a Oliveira do Bairro e Oliveira do Bairro ganhou”, evocando divergências com os seus colegas de vereação democratas-cristãos (Lília Ana Águas e Jorge Pato, este último também presidente da distrital do CDS).

Sugerir correcção
Comentar