Eurodeputados do PCP querem discutir saída de Portugal do euro

A a revogação da União Bancária, a suspensão imediata do tratado orçamental.e a renegociação da dívida são outros temas para debate no PArlamento Europeu, anunciados por João Ferreira

A "urgente" renegociação da dívida e a preparação de Portugal para a saída do euro são dois dos temas que os eurodeputados do PCP anunciaram que querem levar à discussão no Parlamento Europeu.


"Esta saída [do euro] faz-se para crescer mais e faz-se em associação com a renegociação da dívida precisamente para libertar o país deste constrangimento", declarou hoje o eurodeputado João Ferreira, em conferência de imprensa na sede do PCP, em Lisboa.
O parlamentar europeu falava ladeado dos dois restantes eleitos do PCP nas últimas eleições para o Parlamento Europeu, Inês Zuber e Miguel Viegas.
Os "constrangimentos identificados com a submissão" de Portugal à moeda única "não só se mantêm como têm tendência para se agravar", acredita João Ferreira.
"A questão, como o PCP a pôs há muito, está colocada: é possível um caminho de recuperação económica assente na promoção das condições de vida dos portugueses dentro do euro? A resposta é negativa", diz o eurodeputado.
Os comunistas, sustenta, irão suscitar o debate no Parlamento Europeu sobre o "início do processo de discussão" para a dissolução da União Económica e Monetária, e a extinção do Pacto de Estabilidade, e pretenderão criar um "programa de apoio aos países cuja permanência no euro se tenha revelado insustentável e que preveja a devida compensação pelos prejuízos causados no quadro de uma saída negociada da moeda única".
"Desde há muito que Portugal é prejudicado pela integração numa moeda desajustada das reais condições da base produtiva do país e das suas necessidades no plano económico", advoga João Ferreira.
No que se refere à renegociação da dívida, os comunistas assinalam que "são hoje poucos aqueles que ainda conseguem negar que as dívidas pública e externa são insustentáveis e impagáveis", pelo que a renegociação é uma "inevitabilidade".
Os três eurodeputados do PCP vão também levar a debate nos hemiciclos de Bruxelas e Estrasburgo a revogação da União Bancária e a condução de uma conferência intergovernamental para a revogação e suspensão imediata do tratado orçamental.
A defesa do emprego, direitos sociais, setores produtivos e serviços públicos estará também na linha da frente de prioridades dos comunistas, que continuarão a intervir "contra a militarização da União Europeia", denunciando "uma dita política externa que é contrária aos interesses dos povos".

Sugerir correcção
Comentar