O embaixador da China em Lisboa, Huang Songfu, disse neste sábado, em Arcos de Valdevez, que o “momento difícil” vivido em Portugal “é temporário”, mas que os esforços do povo português permitirão ultrapassar essas dificuldades.
“Acho que este momento difícil é temporário. Com os esforços próprios do povo português e com o apoio internacional, o povo português vai superar as dificuldades temporárias”. “Tenho a certeza absoluta”, afirmou Huang Songfu, à margem da iniciativa “Concelho de Estado”.
O evento, que vai na sua terceira edição, aborda, até domingo, em Arcos de Valdevez, o papel internacional da China, contando ainda com a presença, naquela vila minhota, do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, actual responsável pelo Comité dos Negócios Estrangeiros do Congresso Nacional do Povo, Li Zhaoxing.
O embaixador da China em Lisboa, Huang Songfu, é outro dos convidados e, à margem do evento, recordou que a crise da dívida pública, em Portugal, como na Europa, “não apareceu de repente”, mas “foi acumulada pouco a pouco”.
“Acho que o Governo e o povo português estão fazendo todo o seu possível para melhorar a situação geral, para superar a crise da dívida de Portugal”, sublinhou o embaixador, perspectivando um “futuro brilhante” para o país, depois de resolvidos os problemas financeiros.
Descrevendo as relações políticas e diplomáticas entre Portugal e China como “excelentes”, Huang Songfu enfatizou que a cooperação económica e comercial está a “ganhar grande força”, o que “beneficia os dois povos”.
Acrescentou que, nos últimos dois anos, o “Governo e o povo chinês” deram “toda a atenção” à crise de dívida em Portugal e na Europa, nomeadamente através do “investimento directo para ajudar as empresas portuguesas a passarem um momento difícil”.
O embaixador chinês visitou este ano os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e diz estar a acompanhar o processo de subconcessão dos terrenos e infra-estruturas daquela empresa pública, anunciado pelo Governo português. “Possibilidade [interesse de empresas chinesas] sempre existe para qualquer negócio. Dependa da negociação”, admitiu.
“A China e o Mundo” é o tema da edição deste ano do “Concelho de Estado”, projecto pioneiro para reflexão e homenagem a figuras e estadistas de referência. Esta terceira edição envolve palestras, animação de rua, música e exposições, numa organização da Câmara de Arco de Valdevez. Nas edições anteriores, o “Concelho de Estado” prestou tributo à vida e obra de Mário Soares (2010) e de Mikhail Gorbachev (2011).
O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros chinês Li Zhaoxing (2003 a 2007) é o convidado de honra da edição de 2013 e esteve hoje presente em Arcos de Valdevez. Diplomata de carreira, destacou-se também como embaixador na ONU (1995) e nos EUA (1998).

Comentar